Longevidade: por que o iogurte deveria estar incluso na sua dieta?
De acordo com um estudo, pessoas que ingerem até 50 g do alimento por dia têm 18% menos chance de morrer prematuramente
O iogurte é um alimento muito presente na geladeira dos brasileiros. No entanto, poucos conhecem a forma curiosa como ele surgiu. Tudo aconteceu graças à muitas coincidências. Há quatro mil anos, os povos nômades costumavam armazenar leite fresco em sacos, feitos de pele de cabra. A combinação, juntamente com o calor, foi responsável por desenvolver o ambiente propício para a fermentação de bactérias ácidas. Assim, nasceu uma comida famosa por auxiliar a flora intestinal, mas que ainda possui outros diversos benefícios, como a longevidade.
O poder do iogurte de prolongar a vida foi descoberto pelo biólogo russo Ilya Metchnikoff, no século XIX, ao observar a idade avançada dos camponeses búlgaros. A constatação, contudo, só foi aprofundada recentemente, com um estudo da Universidade Centro-Sul da China. A pesquisa, publicada na revista científica Journal of Global Health, analisou a dieta e dados de saúde de 186.168 pessoas cadastradas no banco de dados Biobank, do Reino Unido.
Durante o experimento, os pesquisadores observaram que 46% dos participantes consumiam o alimento. Assim, como resultado, eles entenderam que aqueles que ingeriam até 50 g de iogurte natural e 100 g de desnatado, por dia, tinham 18% menos chance de morrer prematuramente. Os estudiosos explicaram que a longevidade advém das bactérias naturais da comida. Além disso, a pesquisa constatou que as pessoas que consumiam iogurte apresentaram um menor Índice de Massa Corporal (IMC), bem como taxas mais baixas de diabetes e hipertensão.
Outros benefícios do iogurte
Além de prolongar a vida, o iogurte aumenta a imunidade, fortalece os ossos, auxilia a construção muscular e contribui para uma alimentação balanceada. De acordo com a nutricionista Milagros Sympson, ao 'La Nacion', o alimento possui essas vantagens, pois apresenta minerais, vitaminas e outros nutrientes em sua composição.
A profissional aponta que 100 gramas de iogurte natural integral fornecem aproximadamente quatro de proteína. Além disso, a mesma quantidade da comida garante entre 120 e 150 mg de cálcio.