Mãe de menina negra, Katherine Heigl diz não saber como explicar morte de Floyd à filha
"Como vou explicar o inexplicável?", questiona a atriz em suas redes sociais
Conhecida por interpretar a personagem Izzie Stevens, na série de sucesso Grey's Antomy, Katherine Heigl também é mãe de Adelaide, uma menina negra de 8 anos. Em um desabafo feito em sua conta pessoal no Instagram, a atriz afirma não saber como explicar a morte de George Floyd à filha.
O racismo evidenciado na morte de George Floyd
Para quem não sabe, Floyd, um homem negro, foi brutalmente assassinado em Minnesota, nos Estados Unidos, por um policial branco que utilizou o próprio joelho para asfixiá-lo. O caso ganhou repercussão mundial e levantou uma onda de protestos antirracismo ao redor do globo.
"Normalmente, não uso minha plataforma para dizer muito quando se trata do estado de nosso país, eu deixo aqueles com muito mais experiência, educação e eloquência serem as vozes da mudança. Mas eu não consigo dormir. Como vou contar a Adalaide? Como vou explicar o inexplicável? Como posso protegê-la?", questionou a atriz.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Katherine Heigl (@katherineheigl) em 31 de Mai, 2020 às 10:29 PDT
Heigl também aproveitou para refletir sobre como essa situação evidencia o quão irracionalmente e injustamente privilegiadas são as famílias brancas por nunca precisarem dar esse tipo de explicação aos filhos.
"Chorei por toda mãe de uma linda criança negra que precisa extinguir um pedaço do espírito de seu bebê para tentar mantê-lo vivo em um país que tem muitos dormindo demais", afirmou. "Levei muito tempo para internalizar verdadeiramente a realidade da repugnante e desprezível do racismo", escreveu.
Katherine Heigl é casada com Josh Kelley e também é mãe de Naleigh, de 11 anos, e Joshua, de 3 anos.