Mamoplastia redutora: saiba como funciona o procedimento
Cirurgiã plástica Beatriz Lassance explica como a mamoplastia redutora é feita e para quais casos é indicada
A doceira Raquele Cardozo, participante do BBB 24, revelou, durante conversa com Giovanna Lima, que um dos seus maiores sonhos é realizar uma cirurgia de redução de mama. A sister sofre com dores na coluna e dificuldade para encontrar roupas devido ao tamanho dos seios.
A cirurgiã plástica Beatriz Lassance, que é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, conta que o peso excessivo das mamas pode prejudicar a qualidade de vida da mulher e levar, inclusive, ao desenvolvimento de alguns problemas de saúde.
"Seios grandes e pesados podem causar uma sobrecarga da coluna e da musculatura da região, causando dores e prejudicando a postura, a longo prazo, com inclinação dos ombros e pescoço para frente, o que é chamado de cifose", diz. Dessa forma, a mamoplastia redutora pode oferecer uma solução eficaz para esse problema.
O que é a mamoplastia?
A especialista explica que a mamoplastia redutora tem como objetivo remover o excesso de glândulas mamárias, pele e gordura da região e reposicionar as mamas para que fiquem proporcionais ao restante do corpo.
A incisão pode ser periareolar, ou seja, em torno da aréola; vertical, ligando a aréola ao sulco mamário; ou incisão em L ou T invertido, ao redor da parte superior da aréola. Assim, o tamanho, o formato e a visibilidade das cicatrizes podem variar de acordo com cada técnica.
Atualmente, existe a possibilidade de fazer o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas somente com comprovação de que o tamanho dos seios está gerando prejuízos para a saúde. "Ainda assim, a paciente precisa enfrentar uma longa lista de espera", destaca a cirurgiã.
Cuidados pré e pós-operatórios
De acordo com a médica, os cuidados pré-operatórios da mamoplastia redutora incluem:
- Realizar todos os exames laboratoriais solicitados pelo médico;
- Parar o uso de cigarro e o consumo de bebidas alcoólicas na semana anterior à cirurgia;
- Fazer um jejum absoluto de sólidos e líquidos oito horas antes do procedimento.
No pós-operatório, que dura em média um mês, é fundamental sempre dormir de barriga para cima, utilizar um sutiã especial de sustentação para suportar os seios e evitar realizar exercícios físicos, esforço ou muitos movimentos com os braços.
Os resultados da mamoplastia redutora são visíveis logo após o procedimento. No entanto, ele só pode ser realizado após os 18 anos, quando o desenvolvimento das mamas já está completo.