Manter a casa limpa e arrumada afeta sua saúde mental (para melhor, é claro)
O ato de organizar um ambiente pode proporcionar um efeito semelhante ao da meditação
Embora possa parecer um clichê — todo clichê tem sua parcela de verdade — ter um espaço limpo, organizado e arrumado para viver e trabalhar tem um impacto em nossa saúde mental. A produtividade vai diretamente para um ambiente bem organizado, onde há equilíbrio entre espaço livre e fácil acesso aos nossos itens mais essenciais.
Não somos nós que dizemos isso, mas os muitos estudos de referência. Pessoas que vivem em ambientes caóticos e desordenados têm níveis mais altos de cortisol, o que resulta em maior estresse.
Especialistas como Peter Walsh insistem nessa correlação nos padrões diários de humor e organização. Algo que, a longo prazo, afeta nossa saúde mental. No The Way Pointe, eles resumiram de forma simples: 20 minutos de arrumação podem "reduzir significativamente os sintomas de ansiedade ou depressão".
Se tendências como a de Marie Kondo fizeram tanto sucesso, é devido à certeza que está por trás de sua filosofia: limpeza e ordem são ótimas para nós, nos fazem sentir mais seguros e até felizes, e nos libertam de certos sentimentos de dívida ou culpa.
E além dessa metafísica, uma casa limpa reduz o número de ácaros e muitas outras partículas em suspensão no pó. O que resulta em melhor qualidade do ar. Quem sofre de alergia e asma sabe bem do que estamos falando.
Ordem em tempos de caos
...
Veja também
Estresse: quais os sintomas físicos e emocionais?
Pouca gente sabe, mas esses 5 alimentos podem estar deixando você mais estressado do que o normal
15 minutos de exercícios por dia ajuda a reduzir a ansiedade
4 tipos de sementes que fazem toda diferença nas refeições
Manter a casa limpa e arrumada afeta sua saúde mental (para melhor, é claro)