Marido de Marieta Severo, Aderbal Freire-Filho falece aos 82 anos
O diretor teatral Aderbal Freire-Filho, que faleceu nesta quarta-feira, 9, tratava as complicações decorrentes de um AVC que sofreu em 2020
Faleceu nesta última quarta-feira, 9 de agosto, o diretor teatral renomado, ator e apresentador Aderbal Freire-Filho, esposo da companheira de vida e profissão Marieta Severo. O artista de 82 anos estava internado em hospital no Rio de Janeiro quando nos deixou.
Aderbal Freire-Filho sofreu um AVC hemorrágico em 2020, durante a pandemia da covid-19. Desde então, o marido de Marieta Severo, com quem era casado desde 2004, vinha lidando com as complicações decorrentes da doença. Apesar disso, a causa da morte do diretor teatral não foi divulgada por sua família ou assessoria.
Marieta Severo falou sobre estado de saúde de Aderbal Freire-Filho
Em agosto de 2022, há exatamente um ano, Marieta Severo concedeu uma entrevista ao site Splash, do UOL. Nela, relembrou sobre o dia em que Aderbal Freire-Filho sofreu o AVC e contou a respeito do, até então, atual estado de saúde do esposo. "Foi mais do que sofrido, foi inacreditável. É uma consciência da precariedade da vida que tomou conta da minha. Por mais que a gente saiba dela na teoria, quando ela se apresenta, muda tudo".
Marieta Severo contou que, em 2020, a família estava passando a quarentena em Nogueira, região de Petrópolis, Rio de Janeiro. Aderbal Freire-Filho precisou ir para a capital do estado resolver questões burocráticas, como imposto de renda. A passagem pela Cidade Maravilhosa seria rápida. O diretor teatral voltaria no dia seguinte.
"Vi que ele estava estranho. Ele estava tendo o AVC. Foi uma grande sorte, porque chamei ajuda. Se não, ele ficaria sozinho, caído lá. Podia ter morrido. Aí você vê aquela pessoa, ativa intelectualmente, cheia de limitações. É a grande dor da minha vida todos os dias. Eu tenho um mini-hospital em casa, com fisioterapia e fonoterapia. Mas ele não tem mais autonomia. É muito cruel", declarou na época.