Mauricio de Sousa lança candidatura à Academia Brasileira de Letras
Quadrinista Maurício de Sousa confirmou sua candidatura à cadeira 8, ocupada anteriormente por Cleonice Berardinelli, que faleceu em janeiro aos 106 anos
Escritor e quadrinista, Mauricio de Sousa, de 87 anos, se candidatou para ocupar a cadeira 8 na Academia Brasileira de Letras (ABL). O lugar pertencia à acadêmica Cleonice Berardinelli, que faleceu aos 106 anos em janeiro de 2002. Professora universitária, especialista em literatura portuguesa, Cleonice foi a integrante mais longeva da ABL.
A cadeira de número 8, disputada por Mauricio de Sousa, tem como patrono o advogado e poeta Cláudio Manoel da Costa. O lugar também foi ocupado por grandes nomes, como o farmacêutico e poeta Alberto de Oliveira, o sociólogo Oliveira Viana, o professor e cronista Austregésilo de Athayde, o jornalista e romancista Antonio Callado e o diretor e crítico literário Antonio Olinto.
Mauricio de Sousa se candidata para Academia Brasileira de Letras
A carta de Mauricio de Sousa foi enviada pelo quadrinista para Merval Pereira, presidente da Academia Brasileira de Letras. "A candidatura à ABL é para reunir esforços com todos os acadêmicos em levar a importância desta entidade secular para que crianças e jovens conheçam mais a nossa literatura e grandes autores que por lá estão e já estiveram", disse o artista.
Para além da candidatura à cadeira na ABL, este é um ano muito especial para o quadrinista. Isso porque, em 2023, sua personagem principal nos quadrinhos, a tão famosa Mônica, inspirada em uma de suas filhas, está completando 60 anos de idade. Vale lembrar que A Turma da Mônica já vendeu mais de 1,2 bilhão de gibis e 15 milhões de livros.
Para os fãs de cinema, preparem-se: além do filme com toda a garotada, que conta com a participação de Rodrigo Santoro, por exemplo, o personagem Chico Bento ganhará uma produção para ele. Chico Bento, inspirado em um tio-avô de Mauricio de Sousa, será interpretado no filme pelo jovem Isaac Amendoim.