Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Menor bebê registrado em hospital público do Brasil recebe alta após 5 meses

A pequena Emanuelly nasceu com apenas 6 meses de gestação e ficou internada por mais 5 meses em hospital na Zona Sul de São Paulo

17 abr 2023 - 17h12
Compartilhar
Exibir comentários

O hospital municipal Vila Santa Catarina, localizado na Zona Sul da capital paulista, foi palco para um acontecimento histórico no país. Com apenas 335 gramas e 25 centímetros, nasceu em novembro de 2022 o menor bebê já registrado em um hospital público no Brasil.

Menor bebê registrado em hospital público do Brasil recebe alta
Menor bebê registrado em hospital público do Brasil recebe alta
Foto: Bons Fluidos

Emanuelly, o menor bebê registrado em hospital público do Brasil

A pequena Emanuelly estava há 6 meses na barriga da sua mãe, Camila Soares, quando precisou ser parida. Camila estava com pressão alta e a circulação placentária não conseguia mais passar os nutrientes necessários para o feto. Dessa forma, tanto a mãe quanto a filha corriam risco. Com apenas 26 semanas de gestação, a mulher realizou o parto.

As chances da pequena de sobreviver eram de apenas 2%. A mãe não pode mexer na filha durante a primeira semana.

Uma dificuldade inicial que os profissionais de saúde enfrentaram foi conseguir intubar o bebê que não estava apto para respirar sozinho. Como o aparelho necessário para o procedimento não tinha em hospitais públicos, o SUS recebeu de um hospital particular, o Albert Einstein, também em São Paulo.

Já a alimentação da menina ocorreu pela veia, já que seu aparelho digestivo não estava completamente formado.

Após 5 meses do seu nascimento e internação, Emanuelly atingiu 43 cm e 2,340 kg. Acompanhada por neurologistas e oftalmologistas que garantem estar tudo bem com a menina, a pequena recebeu alta hospitalar e pode ir para casa com a mãe.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade