PUBLICIDADE

Mente sã, corpo são: entenda porque o papel do psicólogo é tão importante nos programas de emagrecimento

Educador físico, nutricionista e terapeuta são essenciais para que o processo seja personalizado e mais eficiente; saiba mais

27 jun 2024 - 14h54
Compartilhar
Exibir comentários

Já reparou que programas de emagrecimento, normalmente, são formados por um combo de profissionais? Isso é porque, para conseguir perder peso e estar com a saúde em dia, cuidar do mental é extremamente importante. Para entender mais sobre o assunto, chamamos a psicoterapeuta e nutricionista, Pollyanna Esteves. Veja mais:

Entenda porque os programas de emagrecimento contam com diversos tipos de profissionais
Entenda porque os programas de emagrecimento contam com diversos tipos de profissionais
Foto: Reprodução/Freepik / Bons Fluidos

Importância da integração

Segundo a especialista, é fundamental haver a integração entre educador físico, nutricionista e psicólogo, pois é necessário compreender que o processo de emagrecimento aborda diversos pontos. "Quando unimos todos eles, é como se fizéssemos um setor completo, como se colocasse cada área do corpo humano e abraçasse tudo isso para que o resultado fosse 100% e mais rápido. Assim, também torna-se possível realizar algo mais personalizado e melhorar a saúde como um todo", conta.

Com isso, Esteves explicou a necessidade e importância de cada área em detalhes.

Mudar os hábitos e visões

Sabe aquele ditado "mente sã, corpo são"? Pois bem, é sobre isso que essa parte fala. É fundamental entender o porquê dos comportamentos. "Quando uma pessoa quer emagrecer, muitas vezes, ela faz uma dieta, melhora a alimentação e pratica atividade física, mas acaba não conseguindo. Isso é porque a parte mental revela o como conseguir através dos porquês. Como ela vai conseguir mudar os hábitos alimentares, ter ânimo para treinar, transformar os comportamentos. Ela também entende porque está com o peso do momento, criou uma certa compulsão, ou seja qual for o problema ligado à essa parte alimentar ou do corpo", esclarece.

Ademais, a autoimagem precisa ser trabalhada. "Porque, por exemplo, tem muitas pessoas que possuem distorção da própria imagem. Por mais que emagreçam, não conseguem ver os resultados. Esse tipo de episódio acontece até mesmo quando fazem alguma cirurgia. E tudo isso fica na parte mental, né? Então a terapia entra aí", relata.

Conhecer o corpo

Há tantos rumores em torno do emagrecimento que o nutricionista se faz extremamente importante no processo. "Muitos têm dúvidas sobre o que comer e qual o horário ideal para isso. Ainda há muitos mitos quando o assunto é alimentação. Não é porque o brócolis é saudável que vai ser para todo mundo, por exemplo. Nesses casos, há testes que checam se existem intolerâncias alimentares e que possibilitam descobrir o que é melhor para cada corpo. Desta forma, perguntas como o que comer, o que vai fazer aquele alguém se sentir bem, qual alimento dá ou tira energia ou o deixa com e sem disposição serão respondidas. Esse procedimento é significativo, pois é capaz de adequar o novo hábito ao objetivo do indíviduo", informa.

Acelerar o metabolismo

O educador físico chega para mexer com o físico e acelerar o metabolismo. "Entender qual seria o melhor exercício para você e o horário mais indicado. Quando você se exercita e tem uma alimentação sem acompanhamento, é possível que acabe fazendo o contrário do que deveria. O emagrecimento tem que ser baseado em perder gordura e manter a massa magra, e isso também é importante para a saúde cerebral. Junto de um profissional, poderá acompanhar como está sua massa magra e gordura, além de realizar as posturas corretas enquanto executa o movimento e ser orientado com os melhores treinos", finaliza.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade