Donald Trump pede que americanos se vacinem contra sarampo
Governo americano registrou 695 vítimas de sarampo desde 1º de janeiro
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu nesta sexta-feira à população do país que se vacine contra o sarampo. Esse é o maior surto da doença desde sua erradicação oficial no ano de 2000.
"É necessário que se vacinem, é muito importante", declarou Trump aos jornalistas Casa Branca.
O aumento de casos de sarampo no país desencadeou várias investigações de saúde pública em busca de limitar a exposição ao vírus da doença, incluindo quarentenas em duas universidades da Califórnia.
O governo americano registrou 695 vítimas de sarampo desde 1º de janeiro. Não há informação sobre óbitos entre as pessoas sob contágio.
De acordo com as entidades norte-americanas, a epidemia se concentra em grupos com um alto número de crianças não vacinadas, especialmente em alguns bairros de judeus ortodoxos de Nova York e perto de Detroit. Além disso, muitos dos casos são importados de países estrangeiros, como Israel e Ucrânia.
As autoridades locais declararam uma emergência de saúde, determinando a vacinação obrigatória em bairros no epicentro da epidemia.
* Com informações da Reuters
O que é Sarampo?
O sarampo é uma doença contagiosa que aparece com febre e manchas no corpo, e o tratamento é feito para atenuar estes sintomas. A doença é causada por um vírus chamado Morbillivirus, e é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países sub-desenvolvidos.
Não há uma causa específica para o sarampo. O vírus ainda circula por não ter uma população completamente imune. Os surtos de sarampo ocorrem devido a fluxos de pessoas suscetíveis ao sarampo, ou seja, que não foram vacinadas, e também à diminuição da cobertura vacinal nos últimos ano
Veja os sintomas, diagnóstico e tratamentos para sarampo!