Fazer exercícios pode te tornar mais inteligente
Estudo revela que praticar atividades físicas, mesmo que de curta duração, pode potencializar o aprendizado e a memória
Já é sabido que exercícios físicos combatem a doenças (desde o Alzheimer até câncer, diabetes e infarto) e aumentam a sensação de bem-estar. Mas um estudo feito por neurocientistas da Universidade de Oregon (OHSU), nos Estados Unidos, revela que praticar atividades físicas também pode te deixar mais inteligente.
A pesquisa aponta que fazer exercícios, mesmo que curtos, facilita a conexão entre os neurônios do hipocampo (região do cérebro responsável pelo aprendizado e pela memória).
Como foi feito o estudo
Para compreenderem os impactos das atividades físicas de curta duração no cérebro, os cientistas estudaram roedores considerados sedentários. Os animais foram colocados em rodas para correr e seus genes foram analisados.
Resultados
O gene Mtss1L é ativado em qualquer tipo de exercício (de curta ou longa duração), promovendo uma maior recepção de estímulos nervosos e, assim, aumentando a capacidade de aprendizado e memória.
O estudo aponta ainda que atividades mais intensas e rápidas (que equivalem a uma partida de basquete ou futebol, corrida ou uma caminhada longa) tiveram um aumento mais significativo nas transmissões de neurônios do hipocampo, associados à inteligência.