Galvão Bueno faz cateterismo de urgência após passar mal
Narrador da Globo precisou se submeter a um procedimento no coração após sofrer um infarto e ficará fora da final da Libertadores 2019
Nesta quinta-feira (21), Galvão Bueno, 69 anos, foi submetido a um cateterismo de urgência para desobstrução de uma artéria do coração. O narrador da TV Globo passou mal pela manhã, em Lima, capital do Peru, onde narraria a final da Copa Libertadores da América, e precisou ser hospitalizado.
Segundo comunicado emitido pelo Grupo Globo, divulgado na tarde desta quinta, o narrador deu entrada no hospital com um quadro de infarto e precisou realizar um cateterismo emergencial. No procedimento, os médicos constataram que não havia obstrução nas artérias principais e que, por esse motivo, não foi necessária a colocação de stents (espécie de mola que evita o entupimento das artérias).
O que é cateterismo
O cateterismo é um procedimento em que se insere um pequeno cateter na circulação sanguínea, normalmente em uma artéria da perna ou no próprio coração. O método serve para diagnosticar ou acompanhar a ocorrência de doenças cardíacas.
A técnica também é eficiente para desobstruir artérias e veias, como é o caso de Galvão. Neste caso, o cateterismo é chamado de angioplastia coronariana e tem recuperação rápida, além de baixos riscos de mortalidade.
A realização do cateterismo costuma ser recomendada para pacientes com sintomas de infarto ou angina (dor no peito por redução do fluxo sanguíneo para o coração).
Após o exame, o paciente deve ficar por cerca de três dias em repouso. O período é necessário para evitar esforços no local onde o procedimento foi feito. É preciso também suspender exercícios físicos e outras atividades cotidianas, como dirigir.
Previna-se de doenças cardíacas
Conheça 13 medidas para melhorar a saúde do coração
Desvende o alimento que é grande aliado para seu coração
Faça o teste e descubra se você sabe cuidar de seu coração
"Ele está bem, consciente e bem disposto. Deve ficar de 24 a 48h em observação no CTI", acrescenta a nota oficial. Apesar do quadro estável, Galvão não fará a transmissão da final da Copa Libertadores 2019. Por conta da recuperação exigida após o cateterismo, ele será substituído por Luis Roberto na narração da decisão entre Flamengo e River Plate no próximo sábado (23).