Mortes de crianças por gripe triplicam em 2018, afirma Ministério da Saúde
Ao menos 44 crianças morreram por gripe no Brasil este ano e 3,6 milhões de menores de 5 anos ainda devem se vacinar contra a gripe
De acordo com o Ministério da Saúde, ao menos 44 crianças de até cinco anos morreram por complicações relacionadas à gripe neste ano. No mesmo período em 2017, houveram 14 óbitos nessa faixa etária.
A campanha nacional contra a gripe terminou na última sexta-feira (22). Até então, cerca de 3,6 milhões de crianças menores de cinco anos ainda não haviam sido vacinadas. Este grupo prioritário é o que registra menor cobertura vacinal, com 67,7% das 12,6 milhões que devem receber a vacina.
Até 16 de junho, foram registrados 3.122 casos de influenza em todo o país, com 535 óbitos. Do total, 1.885 casos e 351 óbitos foram por H1N1. Em relação ao vírus H3N2, foram registrados 635 casos e 97 óbitos.
"É essencial que os pais levem seus filhos aos postos de saúde para receber a vacina e, assim, evitar as complicações do vírus. É uma forma de proteger as crianças e também o restante da população", disse em nota o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.
O Ministério da Saúde reforça a importância da proteção com a chegada do inverno, período de maior circulação dos vírus da gripe e orienta estados e municípios que continuem a ofertar a vacina para grupos prioritários, em especial as crianças, gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, público com maior risco de complicações para a doença.
Nesta segunda-feira (25), alguns municípios já ampliaram a vacinação para crianças entre 5 e 9 anos e em adultos entre 50 e 59 anos.
Quem pode tomar a vacina gratuita?
Segundo o Ministério, as pessoas que fazem parte de algum grupo recomendado abaixo, devem continuar procurando os postos de saúde. Confira:
- Professores da rede pública e privada
- Profissionais de saúde
- Crianças entre 6 meses e nove anos
- Gestantes
- Mulheres com parto recente (com até 45 dias)
- Adultos entre 50 e 59 anos
- Idosos a partir de 60 anos
- Povos indígenas
- Portadores de doenças crônicas
- População privada de liberdade (inclui funcionários do sistema prisional e menores infratores).
O que é a vacina da gripe?
As vacinas são trivalentes, ou seja, imuniza contra três tipos de vírus diferentes. A composição da vacina é recomendada anualmente pela OMS, com base nas informações recebidas de todo o mundo sobre a prevalência das cepas circulantes. Dessa forma, a cada ano a vacina da gripe muda, para proteger contra os tipos mais comuns de vírus da gripe naquela época. Esclareça 6 dúvidas sobre a imunização da doença, clicando aqui!