Arlindo Grund dá 8 dicas para acertar no macacão. Inspire-se
Hoje nossas dicas serão voltadas para as amantes do macacão. O mais legal é observar que existem macacões para vários estilos e tipos de corpos. Mas, acima de qualquer regra, o que vale mesmo é você se sentir à vontade com uma peça que dependendo de seu fechamento pode ser superprática.
Alfaiataria
Já começo mostrando um modelo que pode ser usado em qualquer hora do dia ou da noite. O que mudará será o complemento. A alfaiataria traz sofisticação ao macacão e ao mesmo tempo um toque de sensualidade. O preto reafirma o estilo minimalista. Curtiu?
Jeans
O macacão jeans é superdemocrático, mas devemos tomar cuidado para não ficar com um visual infantil demais. A primeira dica é que essa peça deve se comportar mais soltinha no seu corpo. Outro ponto é que você deve encontrar modelagens diferenciadas. Isso traz mais impacto ao seu visual. Complementar com peças mais básicas pode ser uma ótima saída para seu look ficar descolado. Gostou?
Efeito alongador
Uma das grandes vantagens do macacão é que ele tem um efeito alongador. Esse modelo em branco vem com tecido nobre e modelagem em alfaiataria. Observe que a ideia, aqui, é fazer com que você pareça mais alta e aí a monocromia é um bom caminho. Se vai usar cinto, que seja da mesma cor da peça. Fica a dica!
Linho
Para os dias mais frescos, minha sugestão é um macacão de linho bem descolado. Aqui, a combinação é urbana e ao mesmo tempo exala um clima praiano. Deixá-lo soltinho na cintura traz mais descontração à produção. Se você é daquelas que gosta de uma cintura marcada, não se incomode, porque essa peça tem um cordão na cintura para ajuste. No mais escolha seu complemento e arrase em dias mais quentes.
Listrado
Já disse antes que o macacão tem o efeito alongador, e quando ele vem com a padronagem em listras, esse resultado é ainda maior. Mas, atenção! Nesse caso as listras devem se comportar de maneira reta, sem formar parênteses na sua silhueta. Outro detalhe, aqui, é a escolha da jaqueta ou blazer. Dependendo da opção pode deixar seu look mais descolado, como foi o caso dessa produção. Jaquetas com um ar vintage também são bem-vindas.
Estampado
Os modelos de macacões estampados estão ganhando cada vez mais adeptas. O grande diferencial, além da modelagem mais próxima ao corpo, são os bordados que parecem sair do tecido, dando um efeito 3D. O modelo de sandália com spikes traz mais jovialidade à composição. É o tipo de peça que com o complemento correto pode transitar em vários eventos. Vale também os modelos sem bordados.
Pantacourt
Já o macacão pantacourt com listras na horizontal pode, sim, achatar a sua silhueta, mas isso não é um motivo para não usar a peça. Escolha para sua composição tênis com solados mais encorpados ou sandálias plataformas para alongar ainda mais a silhueta. Outra dica para tirar esse efeito é usar um blazer ou cardigã mais alongado.
Colorido e estampado
Por fim, o mais incrível é que marcas e estilistas resolveram investir bem no macacão e acabaram criando modelagens que ficam bem em qualquer tipo de corpo. O que mais importa é que você só precisa usar um macacão se gostar da peça e se sentir à vontade. Os modelos coloridos e estampados trazem mais alegria e diversão ao visual. Curtiu?
Arlindo Grund, apresentador do Esquadrão da Moda do SBT, consultor de moda e nosso amigo, dá dicas todas as semanas aqui no Elas No Tapete Vermelho. Veja mais conselhos do expert no site www.agrund.com.