Relax: estilista mineiro propõe bermuda em ternos masculinos
O estilista Ivan Aguilar, radicado no Espírito Santo, comemorou 30 anos de carreira com desfile show em Vitória, no Espírito Santo, mostrando 40 looks masculinos que misturam a precisão no corte e no acabamento com slow life, uma moda confortável sem deixar de lado o rigor da alfaiataria masculina. O desfile é da coleção Urban Folk, mas a proposta é mostrar o movimento de se voltar para o campo, para meditar, entregar à reflexão, ao respiro, com diz em seu material de divulgação.
Assim, apesar de ter entrado em 2014 também no universo fashion feminino, a apresentação.no Centro de Convenções de Vitória, trouxe apenas roupas masculinas, com o mood de conforto. "Existe um movimento global de retorno ao campo, ou pelo menos em direção daquilo que remete a ele; um neo arcadismo social decorrente do cansaço da vida frenética, da escravidão das mídias sociais, do excesso do whatsapp e seu esgotamento mental. Quando isso acontece, o homem se volta para a natureza", aponta o designer. Segundo ele, é daí que ressurge essa atmosfera rural inglesa como ambiência de desejo, inspirada também no livro "O Ócio Criativo", do filósofo italiano Domenico De Masi.
Na passarela, o estilo relax apareceu principalmente em conjuntos com bermudas, seja com jaquetas bombers ou com blazers. Pode não ser novidade no mundo fashion, mas tais combinações ainda estão no limite de aceitação em ambientes mais formais, principalmente profissionais.
Uma pena, já que a elegância não fica de fora das produções, lisas ou com estampas clássicas, como xadrezes - príncipe de gales, madras, tartans e até um tipo de padrão meio Burberry - saem na dianteira no protagonismo dessa coleção, arrematada por estampas geométricas e de monograma, que remetem aos anos 2000.
Os conjuntos de bermudas com jaquetas bombers também traduzem o slow life, em peças com as mesmas estampas ou com uma lisa e outra não. Em todos os looks, o estilista foca na alfaiataria de talho seco e preciso, combinada com sportswear e brincando com uma cartela de cores, com gamas neutras e tons solares, e enfatizando o mix de lisos, texturas e prints.
Os tricôs vêm com calças e também com bermudas, em modelagem mais ampla e com golas decotadas. Ou seja, nada para atrapalhar o descanso, o relax, o conforto idealizado por Ivan Aguilar, que começou sua carreira aos 17 anos.
O estilista desfilou quatro anos na Casa de Criadores (2005-2008) e participou do Vitória Moda de 2008 a 2014. Ganhou projeção nos anos 2000, quando se tornou expoente da moda masculina no Fashion Rio. De lá para cá, veste de celebridades a políticos. Em seguida, caiu de cabeça na Semana de Moda de Miami (criando e coordenando as coleções da Sinesia Karol) e lançou em 2014 sua primeira linha feminina na New York Fashion Week.
Ternos
Os costumes propostos pelo estilista mineiro de Pedra Azul, radicado no Espírito Santo há décadas, não deixa de lado seu estilo sem amarras, trazendo conjuntos inteiros estampados, só o blazer com desenhos ou a peça mais comprida, quase se transformando em casaco. Tudo a ver com seu estilo mais leve e solto, mostrado em desfile pela primeira vez no Estado onde ficou raízes desde cedo. Parte da renda será revertida para a Osgade, obra social Gabriel Delanne, organização não governamental sem fins lucrativos que cuida da educação, nutrição, cultura, esporte e lazer de crianças e adolescentes carentes em risco social, na comunidade de Novo Horizonte, em Cariacica (ES).