SPFW: Com balé e máscaras, Apto 03 fala da cegueira e do breu
A grife mineira Apto 03, do estilista Luiz Cláudio, desembalou as roupas que seriam desfiladas em abril, no SPFW que acabou sendo cancelado por conta da pandemia, para gravar o fashion filme, que foi apresentado no canal do Youtube do evento. "As peças ficaram guardadas à espera de corpos", escreveu no material de divulgação da coleção, que se chama "Breu" e foi inspirada no "Ensaio Sobre a Cegueira", de José Saramago.
Amante dos desfiles e da adrenalina que um evento desse porte traz, Luiz Cláudio afirmou em entrevista pós-apresentação que não há comparação em mostrar a roupa de perto para a plateia e saber sua reação. O filme, gravado no Galpão Cinehorto, em Belo Horizonte, reproduziu cenas de um desfile, como se as modelos estivessem numa caixa preta.
E, além de desfilar, Corinne Andrich, Naime Rodrigues e Rafaela Rocha, da agência Moyo, também atuaram, como se estivessem num bale às cegas, com pessoas vestidas totalmente de preto em volta as manuseando. Em muitos looks, entravam com máscaras bordadas, acessório já incorporado ao nosso dia a dia.
O tema e a coleção foram pensados antes da chegada da pandemia. "Este é o registro de um trabalho interrompido em choque com uma nova realidade", afirmou. Se a forma de apresentar é diferente, as roupas são as mesmas feitas com apuro manual e detalhes perfeito. A coleção traz roupas em preto e branco, com seu delicados trabalhos de aplicações, de costura e de caimento que podem ser percebidos até pela tela do computador.
São vestidos plissados, macacões com camadas de babados e casacos em formato de bolhas, que ampliam a silhueta, além de trench-coats, feitos em algodão desfibrado, crepe de viscose, seda, organza de seda e renda. Se a coleção foi pensada antes da pandemia, o que fica é a atemporalidade das peças, que serão usadas pela pessoa que vai receber algum dia um emocionante abraço, como no final da apresentação.