Você já usou? Relembre o que era moda nos anos 80 e 90
Roupas coloridas e extravagantes marcaram gerações que não tinham medo de errar
Se você viveu o auge da juventude durante os anos 1980 e 1990, provavelmente se lembra das roupas que costumava usar naquela época. Sem dúvida, aqueles foram tempos em que era tendência ser exagerado e apostar em muita cor.
Os anos 80 foram marcados pelas roupas superextravagantes, da ombreira à manga morcego, contrastando com os hippies de uma década antes. Só quem viveu, viu. A moda era influenciada pelos videoclipes e as mulheres yuppies que entraram para o mercado de trabalho.
A década de 90 foi marcada pela forma mais descolada e desleixada de se vestir. Ainda assim, as cores ainda faziam parte da rotina dos jovens, além do xadrez, tendência usada em todos os tipos de roupas. Vale lembrar que os tênis grandes e estilosos eram febre.
A seguir, veja 25 peças dos anos 80 e outras 25 dos anos 90 que você deve ter usado.
MODA EM 1980
Blazer
Nos anos 80, as mulheres vinham conquistando cada vez mais espaço no mercado de trabalho e o blazer surgiu como uma forma de se igualar aos homens. Paletó de corte quadrado e ombreiras pesadas era o visual adotado pelas executivas dessa década. Acontece que a peça virou moda e começou a ser usada também com roupas informais e descoladas por baixo, como shorts e camisetas. Até a atriz Demi Moore usou esse estilo de roupa no filme Ghost: Do Outro Lado da Vida.
Calça de cintura alta
A calça de cintura alta era febre entre as meninas nos anos 80, ninguém queria saber de jeans cintura baixa. Eram combinadas com camisetas coloridas e até regatas.
Visual descolado à la Madonna
Visual descolado dos anos 80 era composto por um tênis, meia, short curto e camiseta, tudo muito básico, em especial com o sucesso de Madonna, que se vestia de forma similar.
Bota de plástico
Não se sabe exatamento o motivo, mas usar botas e sandálias de plástico eram um "must" nos anos 80. Sempre bem coloridos, os sapatos eram combinados com tudo que é tipo de roupa.
Camisetas de basquete
Os caras dos anos 80 curtiam basquete, em especial com a ascenção do astro americano Magic Johnson. E quase todos usavam camisetas largonas dos times americanos, em especial do Los Angeles Lakers, time do esportista.
Calça fuseau
A calça fuseau é parecida com aquele modelito para esquiar, com a diferença de uma tira elástica que é presa no pé. Elas ficam coladas no corpo.
Bolsa de franja
Na novela Água Viva, da Rede Globo, Glória Pires usava uma bolsa de franjas que virou modismo na década de 80.
Colete
Sobrepor um colete sobre uma camiseta ou vestido era comum nos anos 80 e posteriormente na década de 90. Essas peças eram muito coloridas e tinham vários estilos: jeans, crochê ou floral.
Suspensório
O suspensório era usado por "almofadinhas" (sim, os coxinhas da época) debaixo de ternos, mas também passou a ser visto em roupas mais descoladas, para ambos os sexos.
Manga de morcego
Sim, quem viveu essa época sabe muito bem que os vestidos e blusas com mangas de morcego, que pareciam engolir alguém que fosse abraçado, eram tendência. Apesar de esquisita, muitos artistas apostaram na peça, lançando a moda nos anos 80.
Calça colorida
Herança da época dos punks, as calças coloridas continuaram a ser moda nos anos 80. Eram usadas com tênis, botas, tudo era motivo para andar cheio de cores. O grupo porto-riquenho Menudo não parava de usar essas calças. Elas foram esquecidas por alguns anos, mas voltaram com tudo quando bandas como Restart ressucitaram a tendência.
Estampa de animal
Quem não tivesse uma peça com estampa de onça, zebra ou outro animal, estava fora de moda nos anos 80. Podia ser calcinha, blusa, saia, vestido, tudo era motivo para usar uma estampa mais extravagante e que fizesse menção a animais selvagens.
Moletom do Hard Rock Café
Ter um moletom do Hard Rock Café era um privilégio nos anos 80. Quando um amigo ou parente viajava para o exterior, era um dos presentes mais solicitados.
Legging colorida
Usar calça legging, de preferência colorida, era como respirar nos anos 80. Eram combinadas com tudo: vestidos, saias, casacos e shorts. A inspiração veio da ginástica, febre entre as meninas bem retratado em filmes como Dirty Dancing, de 1987.
Roupa monocromática
Roupas de uma única cor, mas bem indiscretas, eram peças comuns nos anos 80, em especial com macacões colados no corpo. Eram muito vistas em discotecas, bem comuns naqueles tempos.
Manga bufante
Um clássico da década de 1980, as mangas bufantes eram frequentemente usadas por estrelas e até o ícone da moda como Lady Diana. Isso tudo mesmo com as mulheres parecendo um bolo de noiva.
Faixa na cabeça
Era comum usar faixas finas na cabeça ou no cabelo, até Cazuza usava.
Polainas
Polaina era um item obrigatório no guarda-roupas das jovens dos anos 80. Era usada de tudo que é forma: com leggings, vestidos, shorts, para andar de patins, tudo era motivo para usar a peça.
Moda fitness
As roupas usadas nas aulas de ginástica viraram fashion nos anos 80, como tênis, peças de moleton e lycra, que também passaram a ser usadas em ocasiões cotidianas. O tênis deixou os looks das mulheres e dos homens mais despojados, nas mais variadas formas e cores (e olha a polaina ali).
Ombreiras
Usar ombreiras nos anos 80, sabe-se lá o motivo, era estar em siontonia com a elegância. A razão de as mulheres optarem por ombros maiores pode estar ligada ao momento em que o sexo feminino vivia, com desejo de afirmação e poder no mercado de trabalho. O fato é que as ombreiras não são uma criação dos anos 80, já haviam sido usadas 30 anos antes pela atriz Joan Crewford. Quem nunca?
Maiôs e biquínis
Maiôs e biquínis bicolores bem cavados eram moda nos anos 80. Isso sem falar no fio-dental.
Bodies
Bodies eram muito usados nos anos 80 para fazer ginástica e para compor um look mais descolado. Fez a cabeça das mulheres, especialmente em 1983, quando o filme Flashdance estreou nos cinemas e lançou essa moda. Também conhecido como leotard e collant, o body era versátil e podia ser usado em várias situações: na academia, com uma saia ou calça por cima e o look estava pronto.
Meias coloridas com sapatos
Sim, nos anos 80 era normal usar meias coloridas com sapatos.
Saias balonê
Apesar de ser moda, a saia balonê não é lá muito linda. Muitos estilistas consideram que a peça se assemelha a uma pochete ou até a uma fralda porque deixa as formas mais arredondadas. Mas por serem bem curtinhas, acabam deixando à mostra as pernas, o que pode ser vantajoso.
Macacão colorido
Acredite, esses macacões coloridos e largos foram moda na década de 80. Tanto homens quanto mulheres ousaram usar essa vestimenta super indiscreta.
MODA EM 1990
Tênis de cano alto
Tênis de cano alto era símbolos nos anos 90. Combinavam com tudo: vestidos, por cima da calça, com shorts, eram sempre bem-vindos. Além de serem confortáveis, tinham vários modelos estilosos e coloridos.
Tênis Keds
Os tênis Keds eram confortáveis, mas cheiravam a chulé depois de um tempo. Alguns invadiam o quarto inteiro, a ponto de as mães amaçarem a jogá-los no lixo.
Short, camiseta e jaqueta de couro
Com um visual até um pouco masculino, as mulheres gostavam de usar shorts, camisetas e jaquetas de couro nos anos 90. Dava um certo ar de rebeldia, mesmo em rostos angelicais.
Bandanas
Um dos ícones do rock, Axl Rose, do Guns N´ Roses, sempre é visto usando bandanas sobre seus cabelos loiros e compridos. A peça foi inspirada originalmente no estido do Velho Oeste americano (cowboys, fazendeiros, etc.) e se tornou parte do visual descolado dos anos 90. O acessório pode ser amarrado na cabeça, na calça, no braço, na perna e onde mais se imaginar.
Calça clochard
O modelo que tem o quadril solto e vai se afunilando na perna foi moda para mulheres nos anos 90. Outros modelos são soltos desde a cintura. Essas calças têm pregas abaixo do cós.
Sapato escarpin
O sapato escarpin, em especial os coloridos, fizeram a festa das mulheres dos anos 90. A ponta fina virou uma tendência que atravessou gerações.
Blusa de flanela amarrada na cintura
O agasalho ou blusa de flanela amarrados na cintura foi uma das marcas do estilo da década, assim como a explosão dos tênis. Nos anos 90, o que importava era estar confortável.
Calça baggy
A calça baggy dividiu opiniões no início, já que o corte aumentava os quadris e não valorizava boa parte da população, mas virou uma peça de roupa quase obrigatória nos guarda-roupas dos anos 90. Passou a ser usada também por rappers e virou símbolo de indignação social. Tinha um estilo mais largo, que deixava as peças íntimas à mostra.
Streetwear
Lembra de Will Smith em Um Maluco no Pedaço? Pois é, naquela época o ator virou referência fiel da moda dos anos 90 por conta de seu streetwear vibrante. O cara usava casacos coloridos, macacões jeans, calças amplas e superestampadas, tênis Jordan, camisetas oversized e o boné virado para trás.
Calça pantalona
Calças mais largas, ao estilo pantalona, eram parte do guarda-roupas de muitas meninas. Floridas ou lisas, essa peça era sempre usada por alguma famosa ou vista com frequência balançando pelas ruas.
Blusa larga
Era comum nos anos 90 usar um blusão largo com uma legging. Os modelos eram os mais variados, desde estampas discretas à coloridas, até aquelas do Mickey Mouse, bastante famosas na época.
Tênis mocassim
Usado desde os anos 80, o tênis mocassim se popularizou nos anos 90 por ser confortável e fácil de vestir. Homens usavam a peça com ternos e roupas informais.
Camiseta com bandeiras
Quem nunca usou uma camiseta com a estampa da bandeira dos Estados Unidos ou da Inglaterra? Essa peça era bastante comum nos ans 90, pois os jovens se sentiam mais "internacionalizados".
Tênis e meias coloridas
Algumas combinações bem contraditórias eram normais nos anos 90, como os tênis usados com meias coloridas ou com formatos de losangos, triângulos ou outras figuras.
Moda grunge
Quem viveu os anos 90 embarcou na moda grunge, evidenciada pelo estilo de vestir de Kurt Cobain, o excêntrico e rebelde líder da banda de rock Nirvana. Calças jeans surradas, camisas xadrez, flanela e cabelo desgrenhado são algumas das características desse estilo. Atrizes como Winona Ryder também aderiram ao grunge.
Calça bailarina
Todas as garotas tinham, ao menos, uma calça bailarina no guarda-roupas. Confortáveis, essas peças tinham cores vibrantes e se assemelhavam às bocas de sino, só que não eram tão justas.
Calça de camurça
A calça de camurça se tornou ainda mais popular nos anos 90 quando integrantes de bandas de rock adotaram o estilo dos anos 70, que são bem justas. As mulheres também passaram a usar modelos bem colados ao corpo.
Minissaia e botas
Minissaias e botas de cano longo eram bastante usados. Um casaco combinava bem, caso fizesse muito frio.
Macacão jeans ou jardineira
Jardineiras jeans, tanto compridas como curtas, eram muito populares, em especial se os fechos ficassem abertos. Se o tecido estivesse desbotado ou rasgado, dando uma conotação de "não tô nem aí", melhor ainda.
Calça xadrez
O xadrez era um estilo comum nas peças de roupas dos anos 90, e a calça não foi exceção. Combinadas com blusas de estampas lisas, poderiam ser usadas ainda com botas e até mesmo tênis confortáveis.
Meia arrastão
Considerada uma antítese à meia-calça cor da pele, a meia arrastão passou a fazer parte dos guarda-roupas de jovens, especialmente das roqueiras, que achavam o estilo agressivo. Eram usadas com saias, plataformas e botas. Essa moda segue viva ainda hoje.
Tênis neon
Tênis mais malucos e coloridos marcaram época. Para se diferenciar dessa moda, alguns jovens adotaram um estilo mais indiscreto, o tênis de neon, muito popular naquela década. Quem tivesse um desse tinha até que ter cuidado para não ser assaltado na rua. Lembra disso?
Saia xadrez
Saia xadrez, combinada com botas e meias longas, eram o ápice da moda no início dos anos 90. Toda garota usava esse estilo descolado que virou moda de muitos invernos daquele período.
Vestidos florais
O vestido floral, com um tênis Keds, é um visual que traduz o espírito da década. Era usado até por famosas como Julia Roberts e Penélope Cruz.
Barrados no Baile
Tudo o que Brenda, Brandon, Dylan, Kelly, Donna e outros usavam no seriado Barrados no Baile virava moda instantânea nos anos 90. O estilo dos jovens dessa época é representado fielmente pela série americana, tanto para o público masculino como feminino. Todos copiavam os looks desses personagens. Ainda na TV da época, existem ainda as modas lançadas por Clarissa e a Blossom, personagens de estilo excêntrico que encorajaram muitas meninas a serem elas mesmas e vestirem o que gostavam, como chapéus com abas enormes.