Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Monitoramento cardíaco em tempo real: como os wearables e smartwatches estão ajudando a detectar arritmias e outras anomalias cardíacas

Tecnologia presente dos acessórios permite monitorar a saúde cardíaca e auxiliam o diagnóstico precoce de doenças

20 set 2024 - 16h17
Compartilhar
Exibir comentários
Nastasic/Gettyimages
Nastasic/Gettyimages
Foto: Minha Vida

Os wearables - dispositivos vestíveis que agregam tecnologia e praticidade ao nosso dia a dia - caíram no gosto popular. Um exemplo bastante conhecido são os smartwatches, um tipo de relógio inteligente que possui integração com smartphones e que registra dados a respeito de nossa saúde, o que fez com que o acessório ficasse popular principalmente entre os praticantes de atividades físicas.

No entanto, não é só para exercícios que os dispositivos são úteis. A tecnologia demonstrou ser uma grande aliada para o diagnóstico precoce de doenças cardíacas, ajudando a evitar maiores problemas de saúde. Entenda!

Saiba mais: Por que um cardiologista deveria fazer parte do seu check-up anual a partir dos 20 anos?

Como os wearables ajudam a detectar arritmias e anomalias cardíacas?

Os smartwatches possuem diversas funcionalidades, entre elas, o acompanhamento contínuo da frequência cardíaca, devido a presença de sensores. De acordo com a cardiologista metabólica Priscila Sobral, a ferramenta permite observar possíveis anormalidades no ritmo cardíaco, um dos indícios de condições como a arritmia cardíaca.

Diversos estudos já apontaram a eficácia dos acessórios para o diagnóstico de doenças cardíacas. É o caso do trabalho publicado no periódico American Heart Journal, que apresentou evidências da capacidade de um smartwatch em detectar irregularidades de pulso que podem configurar uma fibrilação atrial.

...

Veja mais

Veja também

Fibrilação atrial: o que é, sintomas, tratamento e se é grave

Doença cardíaca: tipos, causas e prevenção

Arritmia cardíaca: o que é, sintomas, tratamento e se tem cura

Estresse: quais os sintomas físicos e emocionais?

Setembro Vermelho: por que falar sobre doenças cardiovasculares?

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade