Bar estreante da zona leste é eleito o melhor de São Paulo
O concurso Comida di Buteco elegeu um bar da zona leste como o melhor da capital, pelo tira-gosto, atendimento, temperatura da bebida e limpeza
Cinquenta bares espalhados pela capital paulista pariticiparam da terceira edição do concurso Comida di Buteco, mas quem levou o prêmio - pelo tira-gosto, atendimento, temperatura da bebida e limpeza - foi o Bar do Xandão, na zona leste, estreante na competição. Os resultados tiveram como base votos do público e jurados, entre 11 de abril e 11 de maio, e o anúncio foi feito no espaço Villa Bisutti Tenerife, na noite de quarta-feira (28).
Localizado na Vila Matilde, na zona leste da capital, o bar vencedor concorreu com um petisco exclusivamente criado para o Comida di Buteco, o Lombotone Grill Xandão - fatias de lombo enrolado com provolone e bacon, acompanhado de farofa, molho vinagrete e molho de ervas.
Em segundo lugar, veio o Bar do Justo, em Santana, que se consagrou com o petisco Coxinhas de Boteco, salgadinhos feitos com massa de mandioca e grão de bico, recheado com carne de sol e requeijão. Já o terceiro lugar ficou com o bar Distinta Freguesia, também na zona norte, localizado na Freguesia do Ó, com o tira-gosto Distinto Bolinho, empanados com cremoso recheio de anchovas, escarola e lascas de provolone.
Para completar a premiação, no quarto lugar do ranking aparece o bar Nação Nordestina, no bairro da Vila Maria, na zona norte, que criou a Coxinha de Pernil, mini salgadinhos de abóbora com pernil e maionese de milho. Na quinta posição, houve empate de votos: entre o Barnabé, no bairro Parque Edu Chaves, com o petisco Brasileirinho, composto por mini tapiocas recheadas com creme três queijos e carne de sol, acompanhado de geléia de jaboticaba, e o Lins Sushi, na Barra Funda, com a Trilápia do Japa, tilápia empanada em tiras que acompanha molhos de maracujá, picante e tártaro.
O tema deste ano foi livre, o que incentivou ainda mais a criatividades dos botecos na hora da criação dos petiscos. O público teve um mês para percorrer os estabelecimentos selecionados pela copetição, provar os tira-gostos concorrentes e, junto com o júri oficial, votar no melhor boteco do ano. O objetivo do concurso é promover a comida de raiz e a meta foi cumprida: foram vendidos 340 mil petiscos.
Como parte da competição também aconteceu uma disputa entre os bares para elaboração de petiscos com Doritos, o qual o Bar Sotero Cozinha Original, na Santa Cecília, venceu; e a melhor caipiroska com a vodca Skyy, que teve como campeão o estabelecimento O Mocofava, localizado no Parque Mandaqui.