Aprenda a ousar no seu cartão de visitas
Empresas vivem buscando novidades que possam criar ou reforçar seu diferencial no mercado. A fabricante de brinquedos dinamarquesa Lego caiu recentemente na graça dos consultores de carreira com os cartões de visita de alguns dos membros da equipe feitos com os famosos bonecos da marca.
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A inovação não para por aí. Além dos dados pessoais colocados nas costas do brinquedo, o boneco ganha detalhes para ficar mais parecido com o funcionário.
Que é criativo ninguém duvida e a idéia de entregar um Lego com a sua cara e dados pessoais deve colocar um sorriso no rosto de qualquer um que pensar na idéia. Mas além do incomodo de carregá-los para uma reunião ou evento de trabalho (imagine levar dezenas?), podem não ser eficientes.
"Sempre surgem modismos em cartões de visita. Mas o mundo dos negócios é tradicionalista e as inovações demoram para pegar", afirma Maria Aparecida Araújo, da Consultoria Etiqueta Empresarial, do Rio de Janeiro. "Cartão de visita não é slogan e não é folder, serve apenas para uma pessoa se apresentar a outra."
"O melhor é preservar sua marca pessoal e ser tradicional, para não correr riscos. Já enfrentamos tantas adversidades que não podemos nos dar ao luxo de uma escolha errada", acrescenta.
A consultora defende que a apresentação seja feita da maneira mais conhecida e os funcionários tenham cartões de visita em papel. "Pode parecer rígido, mas o que pretendemos está apenas na nossa cabeça e temos de pensar como o outro vai receber a mensagem. Não podemos levar em consideração apenas os nossos valores e, sim, refletir o que vamos comunicar."
Se a idéia for inovar, Maria Aparecida recomenda ter dois cartões, um tradicional e outro diferenciado, que até pode ser um boneco. "Aí o profissional pode ser criativo, desde que um cartão seja coerente com o outro", avisa.