Festa da empresa: veja o que pode e o que não pode
- Rosângela Espinossi
Pronto, chegou o período das confraternizações de final de ano das empresas, hora de se reunir com os colegas fora do ambiente de trabalho, encontrar e/ou conhecer pessoas de outros departamentos e até estreitar os laços de networking. Essas ocasiões são especiais porque chefes, gerentes e demais funcionários compartilham a mesma comida, bebida e ambiente de diversão.
E é exatamente aí que mora o perigo. Mesmo o ambiente sendo descontraído e fora da local de trabalho, não dá para exagerar. Sim, algumas coisas mudam, afinal há a presença de bebidas alcoólicas, música e animação. Porém, é preciso manter a compostura para que todo o esforço profissional exigido durante o ano não se perca em alguns minutos.
Para ajudar nessa tarefa, o Terra entrevistou a consultora de etiqueta social e empresarial Célia Leão, que indicou 10 comportamentos que se deve ter nesses eventos e 10 proibidos, que acabam "queimando o filme". Confira:
As dez coisas que são dez:
1 - Participar do amigo secreto e entrar no clima, com bilhetes divertidos e de bom gosto
"É bacana participar da brincadeira, descobrindo o que o colega da empresa gostaria de ganhar. Esse tipo de confraternização aproxima as pessoas. Os bilhetes e as brincadeiras devem ser de bom gosto. O que costumo chamar de humor refinado. Não dá para criar um clima e constranger quem você tirou."
2 - Se apresentar aos executivos da empresa que ainda não conhecem você pessoalmente
"Essa é uma atitude importante, mas tem de ser feita sem forçar a barra. Deve-se simplesmente falar: prazer em conhecê-lo. É bom elogiar a pessoa, mas de forma genuína, causando boa impressão. É terrível quando se subestima a capacidade de entendimento dos outros. Se o elogio não for genuíno percebe-se que a pessoa é puxa-saco. O 'baba-ovo' não é sincero e todo mundo percebe isso."
3 - Comer e beber moderadamente tudo o que lhe for servido
"É muito feio ser esganado. Claro que não é pecado beber o que esta lá, afinal a empresa está oferecendo bebidas alcoólicas. Você não vai ser julgado por beber, mas não pode exagerar."
4 - Socializar com pessoas de outros departamentos
"É uma ótima oportunidade de fazer networking e de criar vínculos com pessoal que você não conhecia. Isso pode até facilitar a resolução de problemas profissionais que não estejam necessariamente ligados à sua área."
5 - Caprichar na produção para a festa
"Para ir à festa, pode-se maquiar um pouco mais, usar um perfume mais sofisticado, uma camisa bacana. Afinal, é uma festa coorporativa e caprichar na produção significa que esta dando importância à festa. E também vai sair da sisudez do dia a dia e do ambiente de trabalho, mas não pode errar na mão."
6 - Agradecer e curtir o presente que você ganhar, não importa o que tenha sido
"Se você não gostou do presente, não deve dar na cara. Seu amigo secreto comprou o presente pensando em você e se preocupou com o que levar. Então, não perca a esportiva e leve a situação com bom humor."
7 - Saber chegar e ir embora na hora certa
"Duas ou três horas de festa está ótimo, depois o clima começa a pesar. É preciso chegar na hora marcada, participar, dançar sem exageros e ir embora num horário razoável."
8 - Ser solidário e levar para casa aquele colega sem noção que passou dos limites da bebida
"Isso é senso de equipe, você não queimou sua imagem, não bebeu muito e está inteiro, mas percebe que alguém não teve o mesmo cuidado. Assim, não deixe que ele se exponha. Ele vai agradecer depois."
9 - Sair com elegância de uma cantada que alguém inadequadamente lhe passou
"Finge que não ouviu, dá aquele sorriso de que não entendeu. Não é a melhor estratégia, mas para a festa é uma boa solução. E para sair da situação, o ideal é ficar longe da pessoa. Como? Uma dica: acene para alguém que não existe, como se estivesse longe, pede licença, fala que estão te chamando e sai."
10 - Comparecer sozinho à festa se o convite foi feito só para você
"Não se pede convite, se recebe. E se a empresa convidou apenas os funcionários, deve-se respeitar. Se tem namorado(a), marido ou esposa invocados é melhor não ir. Soube de uma secretária que falsificou o convite para levar o namorado. O cara bebeu, deu vexame e, como tinha ciúmes do chefe dela, passou do limite e acabou brigando com ele. Resultado: a moça perdeu o emprego."
Os dez passos para queimar seu filme
1 - Beber além do seu limite
"Sim, a bebida alcoólica pode estar até liberada, mas em hipótese alguma deve-se ultrapassar a marca do bom senso. E imagine se vários passarem do limite... Pior que aguentar um chato bêbado é aguentar dois ou mais... E os comentários e as gozações vão ficar para sempre."
2 - Dançar de maneira chamativa ou muito sensual (alô!! a festa é da sua empresa).
"Nada de dança do ventre ou passinho sensual na festa corporativa. Não pode mesmo e pronto."
3 - Produzir-se como se você estivesse saindo para a balada do fim de semana
"Tudo o que exale sensualidade em excesso - shorts, transparência, vestidos curtos, decotados - deve ser deixado para a balada normal, não para a festa da empresa. Dá para colocar um brilho a mais, um esmalte diferente. E está bom."
4 - Aproveitar o momento para questionar seu chefe ou reclamar com os executivos da empresa
"E o pior é que tem gente que faz isso. Quem age assim está queimando o filme. Se ficar na empresa depois dessa, todas as vezes que se expor ou emitir alguma opinião para a chefia pode ter certeza que vão ler na sua testa: chato, sem noção."
5 - Deixar claro ao seu amigo secreto que ele lhe deu um presente totalmente nada a ver
"Você pode detestar o que ganhou, mas se aceitou participar do amigo secreto, deve entrar no jogo. Deve agradecer e pronto. O que separa a franqueza da falta de educação é uma linha imperceptivelmente tênue. Fique atenta a ela."
6 - Ficar na festa até que o DJ recolha suas pickups
"Tem gente que fica mesmo e quase ajuda o povo a desmontar o som... Não, não e não. Muitas festas são durante a semana, por isso, no dia seguinte, é preciso estar recomposto."
7 - Comer como se aquela fosse sua última refeição da vida
"A comida pode ser farta e você pode até estar desmaiando de fome, mas segure-se. Não tem problema algum repetir o prato várias vezes, mas em cada uma sirva-se de maneira civilizada. Não coloque tudo no mesmo prato. Tem comidas que não se misturam."
8 - Carregar como lembrança um enfeite ou parte da decoração da festa
"Se a mesa tem enfeite, deixe no mesmo lugar ao sair. É falta de educação. Mesmo em casamentos e aniversário, quem está autorizado a fazer isso são os familiares dos noivos ou do aniversariante. Na festa da empresa, não tem isso."
9 - Fotografar com seu celular momentos mais constrangedores de colegas ou de executivos na festa
"Falta de educação tremenda. Hoje, as pessoas não tem mais senso de privacidade. Deve-se registrar os momentos legais. Os que deixam seu colegas em apuros, não."
10 - Se isolar com sua turma e aproveitar o tempo para falar mal de todos os presentes
"Só faz isso quem não traquejo social, aproveite o momento para conhecer gente nova, impressionar positivamente as pessoas de outros departamentos com uma conversa inteligente. Não é hora de fofoca, mas de se socializar, interagir, sair do gueto."