Mães que trabalham são mais felizes que as donas de casa
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Mães empregadas tem a saúde melhor e menos sintomas de depressão do que as mães que são donas de casa. As mulheres que ficam em casa, muitas vezes, passam a impressão de um estilo de vida perfeito, com todo o tempo do mundo para cuidar dos filhos.
Mas não é o que aponta um estudo realizado na Universidade da Carolina do Norte. Segundo o Mail Online, pesquisadores entrevistaram 1364 mães logo após o nascimento de seus filhos e os acompanharam em mais de uma década. Eles reuniram mais de 10 anos de dados e os resultados foram publicados na edição de dezembro da American Psychological Association's Journal of Family Psychology.
Em todos os casos tiveram diferenças significativas no bem-estar materno, como o conflito entre trabalho e família ou paternidade. Segundo o estudo, não houve diferenças nos sintomas gerais de saúde ou depressivos entre as mães que trabalhavam meio período e aquelas que trabalhavam em tempo integral.
A análise descobriu que as mães empregadas em meio período eram tão envolvidas na escola de seus filhos como as mães que ficam em casa, e muito mais envolvidas do que as mães que trabalhavam em tempo integral. Além disso, as mães que trabalham meio período apareceram mais sensíveis do que as que ficam o dia inteiro fora.
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Pedir feedback ao chefe em excesso: saber a opinião do chefe a respeito do seu desempenho é positivo, mas é preciso saber a hora certa de pedir, caso contrário, a prática se torna cansativa
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Esticando a hora de almoço: o comportamento é mal visto também pelos colegas de trabalho, que se sentem prejudicados ou sobrecarregados
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Reclamar de um parceiro de trabalho com o chefe: os especialistas indicam: antes de levar qualquer picuinha ao seu gestor, tente primeiro resolver com seu colega de trabalho; isso evita o desgaste e a saia justa
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Impressora, telefone e outros: cada empresa tem uma política com relação ao uso de equipamentos do escritório para uso pessoal, no entanto, o abuso pode ser mal visto pelos chefes
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Se jogando no happy hour: para não se envolver em fofocas ou dizer algo que não devia e só se lembrar no dia seguinte, é bom saber a hora de dar "tchau" no happy hour, quando todo mundo já estiver meio alto e o nível começar a baixar
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Modo de se vestir: as roupas escolhidas para ir trabalhar dependem muito da forma como as demais pessoas se vestem no escritório, no entanto, chamar a atenção pela vestimenta definitivamente não é algo positivo aos olhos dos gestores
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Reclamar do chefe com os pares diariamente: reclamações pontuais são toleráveis, mas, segundo os especialistas, o ideal é ser direto e franco com o chefe caso algo esteja incomodando, ao invés de ficar centralizando as energias em fofocas