Networking apenas com mulheres pode prejudicar carreira
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Michelle Achkar
Sabe-se que existem preferências no ambiente de trabalho. Há quem goste de trabalhar com mulheres ou com homens. Pois se esse comportamento se transformar em um clube, tipo o da Luluzinha, saiba que pode trazer prejuízos à carreira. O alerta veio de Whitney Johnson, da empresa de consultoria Rose Park Advisors, publicado pelo site The Grind Stone.
"Se um homem com 500 pessoas em sua rede de relacionamentos, coloca uma profissional apenas em contato com as mulheres que ele conhece, o poder e habilidade são diminuídos", disse a especialista. Outro argumento usado pela consultora é a de que, apesar da identificação e de passarem a sensação de poder feminino, os grupinhos de mulheres são minoria no mundo corporativa. Ainda há mais homens no comando de empresas e negócios.
Segundo números do grupo de pesquisas Catalyst, as mulheres representam apenas 3% da lista de CEOs elaborada pela revista Fortune, percentual que se mantém parecido há sete anos. Um levantamento realizado pela revista USA Today, nos Estados Unidos, pediu para que CEOs, diretoras ou fundadoras de empresas apontassem quem foi a pessoa que mais teve influência em sua carreira. Quase 100% das entrevistadas apontaram um homem como seu mentor. O resultado não carrega traços de preconceito, apenas reflete o fato de os homens estarem à frente de altos cargos corporativos há mais tempo e serem uma referência óbvia.
O site The Grind Stone repercutiu a opinião de Whitney Johnson com outros especialistas em gestão e carreira e as respostas foram parecidas. "Obviamente, quanto maior for a rede de relacionamentos, mais poderosa ela tende a ser. Limitar a network a questão de gêneros é motivo para ser reconsiderado", disse a escritor Barry Maher, especialista em liderança e motivação.
"O aspecto mais importante da rede de relacionamentos é garantir que seja com os grupos certos. Isso ajudar a responder sobre a questão de gêneros. Se os objetivos são avançar em várias áreas, as relações vão envolver grupos de outros profissionais e de clientes em potencial. Se isso significar 'grupos apenas de mulheres', vá em frente, mas não se feche apenas nisso¿, disse Beth Campbell Duke, diretora da empresa de marketing pessoal que leva seu sobrenome.
A consultora Whitney Johnson ainda fez outro alerta: o de que se relacionar apenas com mulheres não passa despercebido na empresa. Se parecer que a profissional se sente desconfortável lidando com homens, isso contará pontos negativos. "Um bom profissional precisa saber lidar com diferentes situações e diferentes pessoas para crescer na carreira", afirmou.
Facebook, MSN e outras coisas irresistíveis: segundo os especialistas, gastar horas usando a Internet para uso pessoal é gastar dinheiro da empresa; a dica é saber usar as ferramentas sem ter o trabalho comprometido
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Atrasos em reuniões: este tipo de comportamento pode representar descaso do funcionário com o desempenho da empresa e com os gestores
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Pedir feedback ao chefe em excesso: saber a opinião do chefe a respeito do seu desempenho é positivo, mas é preciso saber a hora certa de pedir, caso contrário, a prática se torna cansativa
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Esticando a hora de almoço: o comportamento é mal visto também pelos colegas de trabalho, que se sentem prejudicados ou sobrecarregados
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Reclamar de um parceiro de trabalho com o chefe: os especialistas indicam: antes de levar qualquer picuinha ao seu gestor, tente primeiro resolver com seu colega de trabalho; isso evita o desgaste e a saia justa
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Conversinhas no café: o café é um ótimo momento para relaxar e descontrair, no entanto, não deve ser um centro de fofoca, pois a prática pode ser vista com maus olhos
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Fumódromo: os fumantes que sentem necessidade fisiológica de sair para fumar têm esse direito, mas devem cuidar para não se prolongar nestes momentos; os chefes estão de olho
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Descumprimento de prazos: errar é humano, mas perder o prazo de entrega toda vez que seu chefe pede algo é algo negativo - a confiança no seu trabalho vai diminuindo pouco a pouco
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Impressora, telefone e outros: cada empresa tem uma política com relação ao uso de equipamentos do escritório para uso pessoal, no entanto, o abuso pode ser mal visto pelos chefes
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Se jogando no happy hour: para não se envolver em fofocas ou dizer algo que não devia e só se lembrar no dia seguinte, é bom saber a hora de dar "tchau" no happy hour, quando todo mundo já estiver meio alto e o nível começar a baixar
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E-mails carregados de erros: a pressa faz com que muitas vezes os e-mails sejam enviados com erros de português ou digitação; a prática pode refletir falta de atenção ou até mesmo de cultura
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Bagunça na mesa de trabalho: os especialistas afirmam que uma mesa muito bagunçada pode refletir a personalidade do funcionário, chamando atenção de maneira negativa
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Modo de se vestir: as roupas escolhidas para ir trabalhar dependem muito da forma como as demais pessoas se vestem no escritório, no entanto, chamar a atenção pela vestimenta definitivamente não é algo positivo aos olhos dos gestores
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Excesso de faltas: segundo os especialistas ouvidos, faltar muito no trabalho demonstra descaso ou ausência de motivação pelo trabalho na empresa; trata-se de um sinalizador de que o funcionário quer ser desligado da organização
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Reclamar do chefe com os pares diariamente: reclamações pontuais são toleráveis, mas, segundo os especialistas, o ideal é ser direto e franco com o chefe caso algo esteja incomodando, ao invés de ficar centralizando as energias em fofocas