O que você precisa saber para ter sucesso na busca de emprego
Procurar novas oportunidades profissionais requer dedicação e planejamento. E, em dias de crise, é bom se atualizar sobre o assunto, já que as empresas buscam, sempre, mais produtividade.
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O início do processo para encontrar uma oportunidade ou uma recolocação no mercado de trabalho, principalmente se o profissional passou um longo período na mesma empresa, começa pelo currículo, passa pelo networking e termina com a entrevista.
Fique de olho nas dicas da consultora Claudia Monari, da Career Center, empresa de consultoria especializada em gestão estratégica de Recursos Humanos e Outplacement (recolocação profissional).
Currículo
Ao elaborar o currículo, é necessário inserir os resultados alcançados para mostrar o quanto você pode trazer da sua experiência para a empresa e despertar a preferência do recrutador pelo seu perfil. Além de falar dos cargos exercidos, das atividades realizadas e do período em que trabalhou nas empresas, é importante mostrar quais vantagens você trouxe no período em que exerceu a função. "Não adianta só colocar o que fez. É preciso dizer o impacto que isso causou na empresa e mostrar que você busca resultados", explica a consultora Claudia Monari.
Networking
Atualmente, manter uma rede de networking é uma questão de sobrevivência e aprendizagem, pois se trata de uma forma de troca de conhecimentos. Segundo dados da Career Center, 57% de seus clientes são recolocados no mercado por meio de networking. Portanto, é hora de procurar todos os cartões de visitas que recebeu até hoje. Separe pelo menos 60 nomes, avalie cada um e prepare-se para restabelecer contato. "Em conversas e reuniões com esses contatos, trocam-se idéias, conselhos, informações sobre setores de trabalho e competências", diz a consultora.
Planejamento financeiro
É importante se programar para não passar "aperto" durante o período de busca de trabalho. Portanto, fazer um planejamento adequado é essencial para evitar problemas durante o processo de reinserção no mercado.
Antes da entrevista
Descubra tudo o que puder a respeito da empresa, pois você poderá ser questionado sobre o que sabe sobre o local em que deseja trabalhar. "Informações básicas como atualidades sobre o mercado em que a empresa está inserida, sua origem, número de funcionários, localização, principais produtos e concorrentes darão suporte na hora da entrevista", explica a consultora. Cuidar da apresentação pessoal, criar empatia e não chegar atrasado são fatores que devem ser priorizados nessa fase do processo.
Durante a entrevista
Não existe "receita de bolo" para enfrentar uma entrevista, porém há um conjunto de fatores compatíveis com seus objetivos e o da empresa, que pode levar ao sucesso em uma entrevista. "A entrevista de trabalho muitas vezes causa temor, mas ela deve ser encarada como um momento de apresentação das suas competências e habilidades, ou seja, uma oportunidade de exposição", avalia Claudia Monari. Ela recomenda responder somente o que for perguntado e evitar respostas prontas e decoradas; apresentar o perfil pessoal e de carreira destacando os pontos fortes e fracos; e falar do motivo de desligamento da empresa, quando houver, de forma clara e objetiva. Enfim, ser sincero e transparente sempre.
Salário
A dica da consultora é comentar sobre salário somente ao final da entrevista. É importante primeiramente saber sobre e cargo disponível - se questionado, comente seu último salário e benefícios - e sempre esteja aberto para negociação. Outra recomendação é conhecer os benefícios da empresa antes de falar sua faixa salarial.
A última - e essencial - dica é demonstrar interesse e entusiasmo pelo que faz.