Saiba quais são as 10 profissões mais e menos estressantes
- Michelle Achkar
A palavra estresse aparece com frequência associada a desafios diários do trabalho, competição, necessidade de manter a empregabilidade. Pois uma empresa que recruta candidatos para vagas de emprego nos Estados Unidos e no Canadá realizou uma pesquisa para identificar quais as profissões mais estressantes - e também quais as menos estressantes.
Pilotos de avião lideram na primeira categoria, enquanto profissionais que trabalham na área da saúde desfrutam das funções com menos impacto na saúde física e mental.
Para chegar às conclusões, os realizadores da pesquisa avaliaram carreiras segundo cinco aspectos: fatores ambientais, renda, perspectivas, demanda física e estresse. Esse último fator foi calculado levando-se em conta prazos, exposição pública, competição, necessidade de viagens, riscos e se as funções desempenhadas colocam o funcionário em risco de morte.
Independentemente da carreira, 70% dos entrevistados afirmaram que as principais causas de estresse são o trabalho e, entre eles, metade diz temer seu futuro no atual cargo.
Uma das principais queixas dos entrevistados foi a de que as empresas exigem muita dedicação, atrapalhando o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
Confira as profissões citadas no estudo na galeria acima.