Segundo estimativas, devem surgir em 2012, no Brasil, cerca de 2,5 milhões de novos postos de trabalho.
As perspectivas para quem busca uma colocação ou pretende mudar de emprego são favoráveis, mas nada cai do céu. É preciso ir à luta.
Primeiro, é fundamental saber onde buscar as vagas e depois como agir nos contatos e posteriores entrevistas.
Para ajudar na tarefa, Fernando Montero da Costa, diretor de operações da Human Brasil, prestadora de serviços em consultoria, recrutamento e seleção de pessoas, listou 10 dicas para se conseguir emprego em 2012. Confira.
Caprichar na produção para a festa: "para ir à festa, pode-se maquiar um pouco mais, usar um perfume mais sofisticado, uma camisa bacana. Afinal, é uma festa coorporativa e caprichar na produção significa que esta dando importância à festa. E também vai sair da sisudez do dia a dia e do ambiente de trabalho, mas não pode errar na mão"
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Participar do amigo secreto e entrar no clima, com bilhetes divertidos e de bom gosto: "é bacana participar da brincadeira, descobrindo o que o colega da empresa gostaria de ganhar. Esse tipo de confraternização aproxima as pessoas. Os bilhetes e as brincadeiras devem ser de bom gosto. O que costumo chamar de humor refinado. Não dá para criar um clima e constranger quem você tirou"
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Se apresentar aos executivos da empresa que ainda não conhecem você pessoalmente: "essa é uma atitude importante, mas tem de ser feita sem forçar a barra. Deve-se simplesmente falar: prazer em conhecê-lo. É bom elogiar a pessoa, mas de forma genuína, causando boa impressão. É terrível quando se subestima a capacidade de entendimento dos outros. Se o elogio não for genuíno percebe-se que a pessoa é puxa-saco. O 'baba-ovo' não é sincero e todo mundo percebe isso"
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Comer e beber moderadamente tudo o que lhe for servido: "é muito feio ser esganado. Claro que não é pecado beber o que esta lá, afinal a empresa está oferecendo bebidas alcoólicas. Você não vai ser julgado por beber, mas não pode exagerar"
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Saber chegar e ir embora na hora certa: "duas ou três horas de festa está ótimo, depois o clima começa a pesar. É preciso chegar na hora marcada, participar, dançar sem exageros e ir embora num horário razoável"
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Agradecer e curtir o presente que você ganhar, não importa o que tenha sido: "se você não gostou do presente, não deve dar na cara. Seu amigo secreto comprou o presente pensando em você e se preocupou com o que levar. Então, não perca a esportiva e leve a situação com bom humor"
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Socializar com pessoas de outros departamentos: "é uma ótima oportunidade de fazer networking e de criar vínculos com pessoal que você não conhecia. Isso pode até facilitar a resolução de problemas profissionais que não estejam necessariamente ligados à sua área"
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Ser solidário e levar para casa aquele colega sem noção que passou dos limites da bebida: "isso é senso de equipe, você não queimou sua imagem, não bebeu muito e está inteiro, mas percebe que alguém não teve o mesmo cuidado. Assim, não deixe que ele se exponha. Ele vai agradecer depois"
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Comparecer sozinho à festa se o convite foi feito só para você: "se a empresa convidou apenas os funcionários, deve-se respeitar. Se tem namorado (a), marido ou esposa invocados é melhor não ir. Soube de uma secretária que falsificou o convite para levar o namorado. O cara bebeu, deu vexame e, como tinha ciúmes do chefe dela, passou do limite e acabou brigando com ele. Resultado: a moça perdeu o emprego"
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Sair com elegância de uma cantada que alguém inadequadamente lhe passou: "finge que não ouviu, dá aquele sorriso de que não entendeu. Não é a melhor estratégia, mas para a festa é uma boa solução. E para sair da situação, o ideal é ficar longe da pessoa. Como? Uma dica: acene para alguém que não existe, como se estivesse longe, pede licença, fala que estão te chamando e sai"
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Beber além do seu limite: uma das coisas que pega muito mal. "Sim, a bebida alcoólica pode estar até liberada, mas em hipótese alguma deve-se ultrapassar a marca do bom senso. E imagine se vários passarem do limite... Pior que aguentar um chato bêbado é aguentar dois ou mais... E os comentários e as gozações vão ficar para sempre"
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Dançar de maneira chamativa ou muito sensual (alô!! a festa é da sua empresa): "nada de dança do ventre ou passinho sensual na festa corporativa. Não pode mesmo e pronto"
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Produzir-se como se você estivesse saindo para a balada do fim de semana: "tudo o que exale sensualidade em excesso - shorts, transparência, vestidos curtos, decotados - deve ser deixado para a balada normal, não para a festa da empresa. Dá para colocar um brilho a mais, um esmalte diferente. E está bom"
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Aproveitar o momento para questionar seu chefe ou reclamar com os executivos da empresa: "e o pior é que tem gente que faz isso. Quem age assim está queimando o filme. Se ficar na empresa depois dessa, todas as vezes que se expor ou emitir alguma opinião para a chefia pode ter certeza que vão ler na sua testa: chato, sem noção"
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Deixar claro ao seu amigo secreto que ele lhe deu um presente totalmente nada a ver: "você pode detestar o que ganhou, mas se aceitou participar do amigo secreto, deve entrar no jogo. Deve agradecer e pronto. O que separa a franqueza da falta de educação é uma linha imperceptivelmente tênue. Fique atenta a ela"
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Ficar na festa até que o DJ recolha suas pick-ups: "tem gente que fica mesmo e quase ajuda o povo a desmontar o som... Não, não e não. Muitas festas são durante a semana, por isso, no dia seguinte, é preciso estar recomposto"
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Comer como se aquela fosse sua última refeição da vida: "a comida pode ser farta e você pode até estar desmaiando de fome, mas segure-se. Não tem problema algum repetir o prato várias vezes, mas em cada uma sirva-se de maneira civilizada. Não coloque tudo no mesmo prato. Tem comidas que não se misturam"
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Carregar como lembrança um enfeite ou parte da decoração da festa: "se a mesa tem enfeite, deixe no mesmo lugar ao sair. É falta de educação. Mesmo em casamentos e aniversário, quem está autorizado a fazer isso são os familiares dos noivos ou do aniversariante. Na festa da empresa, não tem isso"
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Fotografar com seu celular momentos mais constrangedores de colegas ou de executivos na festa: "falta de educação tremenda. Hoje, as pessoas não tem mais senso de privacidade. Deve-se registrar os momentos legais. Os que deixam seu colegas em apuros, não"
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Se isolar com sua turma e aproveitar o tempo para falar mal de todos os presentes: "só faz isso quem não traquejo social, aproveite o momento para conhecer gente nova, impressionar positivamente as pessoas de outros departamentos com uma conversa inteligente. Não é hora de fofoca, mas de se socializar, interagir, sair do gueto"