Veja 10 dicas para falar bem nas reuniões de negócios
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Rosângela Espinossi
Se você tem uma reunião ou almoço de negócios e está preocupado em como se comportar, sobre o que falar, saiba que não é o único. Segundo a consultora australiana Sue Currie, autora do livro Apprentice to Business Ace - Your Inside-out Guide to Personal Branding ("Aspirante à Craque dos Negócios - Guia para Construir a sua Marca Pessoal por Quem Entende do Assunto", numa tradução livre para o português), o hábito de escrever e-mail ao invés de telefonar ou mesmo se comunicar com seu colega ao lado por MSN ou email tem feito as pessoas deixarem de treinar a conversa. E isso pode ser fatal num encontro com clientes ou numa reunião profissional.
De acordo com artigo da consultora publicado no site Savvy Miss, é "preciso parar de mandar e-mail e começar a falar" para estar apto a colocar um pouco de "personalidade" nos encontros com os clientes ou com pessoas de seu relacionamento profissional. "Uma conversa estimulante ou uma história bem contada pode ser a parte mais interessante de uma reunião, apresentação ou entrevista com a imprensa", afirmou a especialista.
Para conseguir falar bem e com propriedade, mantendo uma conversação fluida e agradável, Sue Currie ensina em seu artigo 10 passos simples para seguir. Confira na galeria.
1) Uma boa apresentação pessoal para começar uma reunião de negócios ou um encontro social ligado à profissão inclui falar claramente seu nome, sobrenome e o nome da empresa onde trabalha
Foto: Getty Images
2) Sempre se apresente àqueles que se sentam ao seu lado em um jantar de negócios. Se for possível, o melhor é esperar todos tomarem seus lugares à mesa antes de você se sentar. Tente se sentar ao lado de alguém que você não conhece ao invés de alguém que você conhece
Foto: Getty Images
3) Ao apresentar seu convidado ou outra pessoa durante o evento, mencione o nome e o sobrenome e, se possível, alguma informação interessante sobre ela
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4) Antes de ir para um evento profissional ou social, é preciso estar preparado para discutir questões de interesse atual, incluindo livros, filmes, programas de televisão ou eventos
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5) Uma boa dica para encontrar um assunto que sirva para iniciar uma conversa é começar o dia lendo pelo menos um jornal diário, uma publicação semanal ou assistindo a um noticiário da manhã
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6) Aproveite o tempo para conhecer os outros primeiro. As pessoas não se importam com você e com o que você faz até saberem que você se preocupa com elas. Em primeiro lugar, construa relações de confiança
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7) Acautele-se em ser um empreendedor muito impositivo. Em geral, somos tão apaixonados e tão empolgados com nossos negócios ou projetos recentes que falamos muito e demais em como vender a nossa imagem
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8) Preste atenção à conversa e pense antes de falar. Não interrompa, deixe a outra pessoa terminar seu pensamento antes que você dê a sua opinião. Aprenda a escutar em 80% da conversa e falar apenas nos 20% restantes
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9) Ouça com atenção, sorria e faça um bom contato visual
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10) Pratique as cinco palavras que ajudam a criar e manter a conversa interessante "Quem", "O Que", "Quando", "Onde" e "Por que"