"Embaixadora gourmet" lista melhores restaurantes do Brasil
Fernanda Guimarães conseguiu mais de 16 mil seguidores postando fotos de pratos e lugares mais badalados da alta gastronomia mundial
Viajar experimentando os melhores pratos dos restaurantes mais bem avaliados do mundo, comendo onde chefs renomados vão depois do trabalho, descobrir pratos secretos fora do cardápio e lugares escondidos que abrigam tesouros gastronômicos é uma vida para poucos - seja pela vontade ou pela possibilidade (financeira ou pessoal). Mas a internet, mesmo que virtualmente, aproxima tudo de todos, e o Instagram é uma das ferramentas mais usadas para o compartilhamento de verdadeiras obras de arte culinárias que nem precisam de filtros para dar aquela requintada. Veja as listas no final da matéria.
Essa fórmula de mostrar “a vida que eu pedi a Deus” no Instagram atrai muita gente. Há pouco mais de um ano a advogada Fernanda Guimarães conseguiu mais de 16 mil seguidores fazendo justamente isso: postando fotos de pratos e lugares mais badalados da alta gastronomia mundial.
O perfil virou negócio e foi transformado em um clube gastronômico organizando jantares com chefs famosos, além de possibilitar para a troca de experiências como onde comer bem em diferentes países. A comunidade pode ajudar até a conseguir uma reserva naquele restaurante com lista de espera de até um ano em Tóquio.
“Começou sem pretensão nenhuma, não se chamava Embaixada Gourmet, comecei com o perfil pessoal (...) Gosto de viajar para conhecer restaurantes e as pessoas começaram a seguir. O Instagram é a rede especial para isso e no começo do ano já estava com 10 mil seguidores”, conta a advogada que já estou gastronomia na França, mas que sempre teve isso como hobby. Ao longo de pouco mais de um ano o sucesso foi tamanho que seus seguidores passaram a compartilhar com ela suas experiências criando uma rede de troca, com a participação de críticos de renome internacional.
O foco é a alta gastronomia, o que não necessariamente significa gastar mais, “eu comparo com preço de ingresso de um show. Então depende de quais são as prioridades da pessoa. Tem gente que prefere comprar um tênis, que prefere peças de teatro, e tem gente que gosta de sair e curtir restaurante, que transforma isso em entretenimento. É mais barato que jogar golfe, que esquiar”, define Fernanda.
“Eu gosto de comida boa, quando a gente fala em alta gastronomia quer dizer comida de alta qualidade, que traga satisfação, técnica, mas que não necessariamente é cara. Pode ser a aquela comida de rua, descobrir o lugar no qual aquele chef do (restaurante) três estrelas (índice de avaliação do guia Michelin) de Londres vai comer quando sai, porque eles vão a restaurantes mais simples. É essa ideia também, do que os chefes fazem depois do trabalho, o que gostam de comer. E são coisas de uma qualidade tão boa no mesmo que o dos restaurantes (famosos), porque eles têm paladares apurados e interessa saber onde eles vão. Saber dessas dicas, como em um mercado de Hong Kong, que você tem que entrar na segunda barraquinha à esquerda, e pedir o prato com arroz, que custa US$ 1,50. E esse é um tipo de dica muito importante”, afirma Fernanda.
As belas fotos dos pratos de restaurantes que a maioria só vê pela TV viraram sucesso na rede, e Fernanda aproveitou a oportunidade surgida no ambiente virtual para criar um negócio real, a Embaixada Gourmet (@EmbaixadaGourmet), uma rede fechada de amantes da alta gastronomia que compartilham o amor pela boa comida e pela aventura gastronômica internacional.
Chefs internacionais são convidados para cozinha para um grupo de convidados, trazendo para perto uma experiência que talvez só fosse possível indo até o exterior. “Começamos a fazer jantares para amigos, com 12 pessoas no ano passado, depois para 25 pessoas, e agora expandimos o negócio para manter em paralelo com o escritório de advocacia. E os três eventos foram o lançamento do primeiro projeto comercial”, explica Fernanda.
À pedido do Terra, Fernanda bolou algumas listas com base no que já teve oportunidade de experimentar.
Os 5 restaurantes com mais personalidade do Brasil:
Hashi Art Cuisine - Porto Alegre/RS
foto: Divulgação
Bazzar - Rio de Janeiro/RJ
foto: Divulgação
Remanso do Bosque - Belém do Pará/AM
foto: Divulgação
Restaurante Manu - Curitiba/PR
foto: Divulgação
Mani - São Paulo/SP
foto: Divulgação
Os 5 restaurantes com as melhores mais experiências gastronômicas das Américas: (que aliam comida excelente e descobertas sensoriais, mas não necessariamente de cozinha molecular)
Oro - Rio de Janeiro/Brasil
foto: Divulgação
Aramburu - Buenos Aires/Argentina
foto: Divulgação
Eleven Madison - Nova York/EUA
foto: Divulgação
Barton G - Miami/EUA
foto: Divulgação
Central Restaurante - Lima/Peru
foto: Instagram/Reprodução
Os 5 melhores redes de restaurantes do mundo:
(padrão, bom preço e qualidade mesmo fora da filial inicial)
Hakkasan
Nobu
Mos Burger
Momokufu
P.F.Changs
As 5 melhores Pâtisserie/confeitarias do mundo:
Bakerbots - Toronto/Canadá
Sadaharu Aoki - Paris/França e Tóquio/Japão
La Pâtisserie des Rêves - Londres/Inglaterra e Paris/França
Conditori La Glace - Copenhagen/Dinamarca
Dominique Ansel Bakery - Nova York/EUA
Os 5 melhores sushis do mundo:
NAOE - Miami/EUA
Yasuda - Nova York/EUA
Sushi Saito - Tóquio/Japão
Shinji by Kanesaka - Singapura
Esaki - Tóquio/Japão
Os 5 melhores menu confiança do mundo segundo a Embaixada Gourmet:
(conjunto da obra: comida, ambiente, atendimento e experiência)
Chef's Table at Brooklyn Fare - Nova York/EUA
Kajitsu - Nova York/EUA
Sukiyabashi Jiro - Ginza/Japão
Usuki Fugu Yamadaya - Tóquio/Japão
Studio - Copenhagen/Dinamarca