Diversão nas férias: Jogo do Passa Anel
Créditos de imagem: Cristina Gomes /Flickr.
Tipo de jogo: Recreativo
O que estimula: Atenção, imaginação, trabalho em equipe e coordenação motora.
Idade recomendada: a partir de 5 anos
Onde brincar: em qualquer lugar
Número de participantes: mínimo 5 jogadores
Material necessário: um anel, pedrinha ou botão
Passa anel é uma brincadeira divertida, que exige apenas atenção e criatividade da criançada.
Foi muito popular antigamente, e vale a pena ser resgatada hoje em dia, revezando espaço com os jogos tecnológicos.
Nos Estados Unidos, essa brincadeira é conhecida como The Button Game (Jogo do Botão). As crianças dizem "button, button, who's got the button?", que significa "botão, botão, quem tem o botão?".
O jogo tem como objetivo, dissimular a passagem de um anel para outro participante. Além de estimular a socialização, o passa anel agrega meninos e meninas de diversas idades. Também não há limite de jogadores, quanto mais gente, melhor.
Suas regras da brincadeira são simples, conforme passo a passo abaixo:
Como jogar:
As crianças se alinham, lado a lado, sentadas ou em pé, com as mãos unidas e apontadas para frente, e uma criança é escolhida para passar o anel. Se ninguém tiver um anel, pode-se usar uma pedrinha, moeda ou botão.
A criança escolhida para ser o "passador" deve escolher qual criança terá que adivinhar quem está com o anel no final da rodada.
O passador deve esconder o anel, pressionando-o entre as palmas das mãos e depois deve ir passando suas mãos unidas entre as mãos de cada um dos jogadores enfileirados. Enquanto isso, o adivinhador só observa.
O verso "Tome este anel e não diga nada a ninguém" deve ser recitado cada vez que o passador repetir o movimento, e sem que o adivinhador perceba, o passador deve escorregar o anel nas mãos de algum jogador, e a pessoa que recebe o anel também deve disfarçar.
Depois de finalizada a rodada, o passador pergunta ao adivinhador: "Com quem está o anel?", se ele acertar, será o próximo passador. Se errar, deverá pagar uma prenda escolhida por todos ou pré-definida antes do início do jogo.
Para deixar a brincadeira mais emocionante, o passador poderá ter alguns objetos diferentes entre as mãos, e caberá ao adivinhador quem ficou com cada objeto.
Não existe pontuação para definir vencedores ou perdedores, o que vale é a diversão. Quando os jogadores fingem que receberam o anel, a brincadeira fica muito engraçada.
Cristina Gomes /Flickr