Ping-Pong com Balões
O ping-pong surgiu no século XIX na Inglaterra, e já sofreu diversas variações. Habitualmente é jogado com dois jogadores ou dois pares, mas a criatividade permite que as regras sejam adaptadas.
No jogo tradicional, os jogadores competem para obter o maior número de pontos fazendo passar a bolinha com uma raquete sobre a rede que está colocada no meio de uma mesa com tamanhos e dimensões definidos. Já na versão que estamos propondo, é possível jogar como se fosse um frescobol ou como uma partida de tênis, e no lugar das bolinhas usamos balões, o que permite a brincadeira em qualquer local da casa, sem que haja risco de quebra de objetos.
É um esporte que pode ser praticado em qualquer idade, desde os 2 anos, e com a sua prática as crianças estimulam e desenvolvem seus reflexos e sua coordenação motora, já que utilizam pernas, braços, tronco e cintura. Outros benefícios também podem ser citados, como:
- Promoção do equilíbrio;
- Socialização;
- Contribuição para a melhoria da agilidade mental, da capacidade de reação e do rendimento intelectual das crianças, devido a tomada de decisão em curto espaço de tempo;
- Fortalecimento do tônus muscular e da capacidade aeróbica da criança;
- Favorecimento da concentração ao se manterem atentas para que o balão não encoste no chão;
- Melhoria da motricidade corporal e da percepção visual;
- Redução da probabilidade de lesões, se comparado ao jogo tradicional.
Material necessário:
- Pratos de papel ou plástico;
- Palitos de picolé;
- Balões;
- Cola ou fita adesiva para fixar o palito no prato.
OBS 1: Se usar cola, espere tempo suficiente para que a mesma seque.
OBS 2: Você pode usar a fita adesiva para demarcar a área de jogo.
Modo de jogar:
Sorteie quem irá começar, impulsionando o balão para cima com um golpe de raquete.
Cada jogador deve impedir que o balão caia no chão dentro da sua área ou no local determinado anteriormente, caso contrário, será ponto do adversário.