Mulheres com “postura de homem” passam confiança, diz estudo
Segundo pesquisa, mulheres com uma postura corporal semelhante a dos homens são vistas como líderes no ambiente de trabalho
Mulheres que desejam ser lideres em seu ambiente de trabalho devem ter um “postura corporal masculina”, indicou uma pesquisa feita pela University College London. As informações são do site do jornal The Telegraph.
Segundo o estudo, ter ombros largos e uma postura firme ao andar, passa uma sensação maior de liderança e esse aspecto independe da idade, cor ou estilo de roupa. O pesquisador Richard Newman disse que as mulheres devem praticar essa postura, caso queiram alçar cargos mais altos.
“Os resultados mostraram que se elas superarem seu condicionamento usando um estilo mais forte, podem aumentar significativamente o seu impacto e influenciar o sucesso geral em seu local de trabalho”, afirmou Newman.
Participaram da pesquisa 1.500 homens e mulheres e os pesquisadores mostraram para essas pessoas um breve discurso de uma atriz. Houve várias versões desse filme, em que a personagem mudava o tom de voz e postura corporal.
Os entrevistados classificaram a atuação em vários aspectos, incluindo a atratividade. Depois, os voluntários assistiram a vídeos de atores e atrizes que adotavam duas posturas: com os pés afastados e gesticulando com as mãos.
Os resultados mostraram que os que adotaram a “posição do poder”, semelhante aos homens, foram marcadas como mais confiantes e experientes pelos participantes, que, também, afirmaram que as viam como lideres. “Parece que a forma como as pessoas olham quando estamos falando influencia o modo como elas interpretam nossas palavras”, disse o pesquisador.