Não caia na tentação de se atrasar na volta ao trabalho
Chegar atrasado no primeiro dia útil do ano é comportamento que acontece com frequência. Basta pensar em suas voltas ao escritório depois das festas de fim de ano para lembrar de casos de colegas ou próprios.
» Drible o estresse no ambiente de trabalho
» vc repórter: mande fotos e notícias
Mesmo assim, não caia em tentação de arriscar comportamento semelhante. "Pode contribuir para a imagem de alguém que não tem compromisso com a empresa ou mesmo com a vida pessoal, de uma pessoa que não é dedicada a nada", afirmou a consultora de etiqueta pessoal e empresarial Renata Mello.
A especialista aponta, no entanto, que a resposta da empresa ao atraso pode ser variável de pessoa a pessoa. "Depende do perfil desse profissional. Se tem um histórico bacana, se veste a camisa, trabalhou duro até o último momento do ano anterior, tudo bem. Se não tem boa postura, chefes e colegas nem esperam que ele chegue na hora", disse.
Muitas empresas passam uma borracha por cima, pois sabem que o ano começa devagar, e é quando clientes e fornecedores ainda estão voltando ao trabalho.
Mas mesmo assim, a recomendação é evitar os abusos e avisar. "Melhor ser honesto e informar que vai tentar cumprir o horário, mas que pode chegar atrasado, ou ligar do caminho e avisar que está indo. Mas nunca não dê a desculpa do trânsito, porque isso tem sempre", disse a especialista.