Musculação coletiva: saiba como fugir das academias tradicionais
Especialista explica como os treinos de musculação coletivos são mais dinâmicos e podem ajudar quem não curte as academias tradicionais
Muitas pessoas desejam praticar musculação, uma vez que esse é um tipo de exercício cheio de benefícios e com poucas contraindicações. Contudo, começar pode ser a parte mais desafiadora, ainda mais para quem tem seus receios quanto às academias tradicionais.
"Começar a treinar pode ser desafiador, mas, aplicando algumas dicas práticas, é possível se motivar e manter a consistência", comenta Lucas Meireles, coordenador do Tonus Gym, marca voltada para a musculação.
Entre as principais reclamações das pessoas sobre as academias tradicionais estão a grande circulação de pessoas, divisão e rodízio de aparelhos. Por isso, as aulas coletivas de musculação, mais dinâmicas, se tornam uma opção.
"A ideia é que todos se sintam confortáveis e incluídos, além de aproveitarem 100% do tempo separado para treinar e cuidar do seu bem-estar", complementa Lucas.
Pensando nisso, ele separou 4 benefícios dos treinos de musculação dinâmicos e em grupos. Confira:
Autonomia de movimentos
Nos treinos de musculação coletivos, geralmente há exercícios básicos da musculação, mas também outros mais dinâmicos e com pesos livres, que fazem com que os praticantes tenham que pensar ao executá-los. "Isso gera mais autonomia e um corpo mais inteligente", explica Lucas.
Treino igual para todos
Muitas vezes, os exercícios são os mesmos para todos, independentemente de nível ou idade. "Esse formato traz praticidade e gera um senso de comunidade em que todos irão fazer a mesma coisa", comenta o profissional.
Senso de coletividade
Segundo Lucas, a musculação dessa forma traz mais energia e motivação, além de ajudar no compromisso e disciplina.
Acompanhamento personalizado
Ainda que em grupo, os treinos de musculação coletivos ocorrem com o acompanhamento de um profissional qualificado, que ajuda os alunos a executarem os exercícios da forma mais assertiva. "O professor está sempre próximo e pronto para dar todas as orientações necessárias, sem fazer distinção entre os níveis de cada aluno", explica o coordenador.