Musculação: como o dia a dia na academia pode prejudicar a sua coluna?
O ortopedista Dr. Luiz Felipe Carvalho explica que, se a musculação for feita sem o acompanhamento adequado, pode causar danos permanentes à coluna vertebral
A musculação é um tipo de exercício físico focado no fortalecimento muscular, aumento da resistência e melhora da composição corporal. Cada vez mais buscada, a técnica precisa do acompanhamento de um profissional para evitar danos à coluna vertebral.
Uma das bases da musculação é o levantamento de pesos, que pode ser feito nas mais diferentes posturas. Isso pode implicar em uma sobrecarga na coluna e prejudicá-la, gerando dores e desvios a longo prazo, caso os movimentos não sejam feitos gradual e corretamente.
Entenda como a musculação pode causar danos
Segundo o médico ortopedista e traumatologista, especialista em cirurgia da coluna vertebral minimamente invasiva e uso de células-tronco para o tratamento das dores, Dr. Luiz Felipe Carvalho, usar peso excessivo ou realizar exercícios com a postura inadequada podem gerar danos permanentes à coluna.
"Para que um exercício físico seja feito corretamente, é necessária uma avaliação médica completa e adequada para cada caso, por exemplo, se você tem histórico familiar de problemas na coluna é mandatório que você procure um especialista para sua orientação e cuidados futuros além do acompanhamento de um profissional da área de educação física. Ele irá indicar o peso ideal a ser utilizado segundo a sua estrutura corporal, a postura correta, a forma adequada com que o movimento deve ser realizado, tudo isso ajuda a reduzir impactos na coluna e mantê-la alinhada com uma ótima saúde da sua coluna durante a prática".
"Mas caso a musculação, ou qualquer outro exercício físico, mesmo que não use diretamente o levantamento de pesos, seja feita de forma inadequada os danos à coluna podem ser permanentes gerando problemas como hérnias discais, aumento da lordose fisiológica causando dores, fadiga, desvios posturais e incapacidade de realizar determinados movimentos. Isso pode causar uma lesão na qual você poderá precisar recorrer a um especialista para o tratamento, contudo a melhor forma de cuidado é a prevenção", explica Dr. Luiz Felipe Carvalho.