Não acontece só na vida adulta: 5 sinais que indicam que uma criança está com depressão
Saiba como identificar os sinais de depressão em crianças e entenda a importância do apoio da família no tratamento.
Quando se fala em depressão, muita gente imagina um problema que atinge apenas os adultos. Mas a verdade é que esse transtorno também pode afetar crianças — e de formas que nem sempre são fáceis de identificar. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 10% a 20% das crianças e adolescentes no mundo sofrem com algum transtorno mental, sendo a depressão e a ansiedade os mais comuns.
De acordo com a psicóloga Ana Cristina Smith Gonçalves, do Instituto de Especialidades Pediátricas (IEP) do Grupo Prontobaby, é comum que os sinais da doença passem despercebidos. "A criança não consegue nomear as emoções. Por isso, muitas vezes, apresenta sintomas físicos, como dores de cabeça e de estômago, excesso ou falta de apetite. Também pode haver enurese noturna", explica a especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental.
Reconhecer esses sinais pode ser o primeiro passo para buscar ajuda especializada e garantir que a criança receba o cuidado necessário. A seguir, listamos 5 sinais importantes que podem indicar que uma criança está enfrentando um quadro depressivo:
1. Mudanças frequentes de humor
...
Veja também
Depressão: o que é, causas, sintomas e tem cura?
Sintomas de depressão: 27 sinais que merecem atenção