Não há psicólogos suficientes para a Geração Z, e é assim que os chineses estão resolvendo isso
Eles usam a tecnologia como um amigo que escuta - e faz isso melhor do que amigos de verdade.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 54 milhões de pessoas na China sofram de depressão e cerca de 41 milhões tenham transtornos de ansiedade. O problema é que o acesso ao diagnóstico e ao tratamento é complexo no país. Embora tenham ocorrido avanços consideráveis no sistema de saúde mental da China nos últimos anos, ele ainda enfrenta a escassez de profissionais especializados na área.
As metas do programa China Saudável 2019-2030 incluem garantir que pelo menos 80% dos pacientes com depressão tenham acesso ao tratamento até 2030, mas, até lá, muitas pessoas vão continuar desamparadas. E é aí que entra a inteligência artificial - mais especificamente, o DeepSeek.
O que é o DeepSeek?
DeepSeek é um chatbot de inteligência artificial (IA). Você já pode ter ouvido falar dele, pois conseguiu igualar e até superar o ChatGPT em número de downloads. Além disso, seus testes de desempenho e raciocínio vêm apresentando resultados impressionantes. Seu modelo de IA, R1, permite que os usuários vejam seu "processo de pensamento" antes de fornecer uma resposta - algo único para esse tipo de chatbot. Segundo especialistas em tecnologia como Rodrigo Taramona, trata-se de uma inteligência artificial "extremamente inovadora" que "abalou completamente o mundo".
Como os jovens chineses usam a IA
...
Veja também
Conheça alguns sinais de que é hora de buscar um psicólogo para seu filho
Terapia é para quem precisa de "conserto"? Psicóloga desvenda se é todo mundo que precisa fazer
Inteligência artificial pode ser útil no bem-estar emocional
Como melhorar a comunicação com as pessoas e diminuir a ansiedade