Narcisismo materno: 13 sinais para identificar e como lidar com o transtorno
Caracterizado por traços de grandiosidade e egocentrismo, o problema pode gerar comportamentos abusivos que prejudicam a saúde mental dos filhos
A imagem idealizada de amor e proteção incondicional de mãe, embora enraizada na sociedade, não corresponde à realidade de diversas pessoas — especialmente para quem convive com uma mãe com transtorno de personalidade narcisista. O problema também é conhecido como narcisismo materno patológico.
O termo narcisismo faz referência ao mito de Narciso, personagem da mitologia grega que representa a vaidade e a insensibilidade. Segundo o mito, Narciso era um rapaz belo e jovem que, ao deparar-se com seu próprio reflexo durante uma caminhada, se apaixonou pela própria beleza. Obcecado pela imagem refletida na água, ele se recusou a deixar o local, morrendo às margens do rio.
Uma mãe narcisista apresenta traços de egocentrismo e grandiosidade, acreditando ser superior aos demais e necessitando de atenção e bajulação — o que leva à negligência ou ao destrato dos filhos. Como consequência, o comportamento gerado pelo transtorno causa traumas e prejudica a saúde mental dos filhos, mesmo enquanto eles ainda são muito pequenos.
"Uma mãe narcisista acha que as suas opiniões são sempre melhores que as dos filhos, que ela está sempre com a absoluta razão, sem sequer saber o que os filhos pensam. São características atípicas de uma mãe, já que o correto seria o diálogo", explica Monica Machado, psicóloga e fundadora da Clínica Ame.C, pós-graduada em psicanálise e saúde mental pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein.
...
Veja também
Transtorno de personalidade narcisista: entenda o que é o narcisismo
Transtorno de personalidade: o que é, tipos e sintomas
Narcisismo materno: 13 sinais para identificar e como lidar com o transtorno