Nem falta de empatia nem egoísmo: cinco sinais sutis de que alguém não é uma boa pessoa segundo a psicologia
Alguns comportamentos podem servir como um alerta para descobrirmos se estamos lidando com uma pessoa malvada.
Quando pensamos em pessoas ruins, é comum imaginar que são egoístas, rudes e sem empatia. No entanto, a psicologia aponta que existem características mais sutis que podem indicar que alguém não é tão bom quanto aparenta ser.
Esses traços negativos podem se esconder por trás da inteligência emocional, que, por si só, não garante boas intenções. Oscar Wilde já dizia que "as pessoas ruins são, do ponto de vista da arte, objetos fascinantes. Elas representam cor, variedade e raridade".
No entanto, na vida real, saber identificar esses comportamentos pode nos ajudar a manter distância de pessoas que possam nos prejudicar. Vamos explorar cinco sinais discretos que podem indicar que uma pessoa não é confiável:
Leia mais: Seis sinais de que você está sendo uma pessoa exaustiva segundo a psicologia
1. Essas pessoas são neuróticas
Nem todas as pessoas neuróticas são nocivas, nem todas as pessoas nocivas são sempre neuróticas. No entanto, de acordo com um estudo de 2022 que investigou os principais traços de personalidade e sua ligação com emoções negativas, o neuroticismo foi "significativamente associado a estados emocionais negativos", pois está relacionado à "regulação desadaptativa da emoção". Outro estudo também associou o neuroticismo a "relacionamentos conflituosos, redes pequenas, percepção de falta de apoio e afeto negativo".
...
Veja também
6 dicas para perder a vergonha no sexo
Esses pequenos hábitos diários podem melhorar sua confiança e autoestima sem você perceber