Nem superdotado, nem preguiçoso: se seu filho tiver altas habilidades, esses são os mitos que você terá que enfrentar
Descubra os principais mitos sobre crianças com altas habilidades e entenda por que elas nem sempre se encaixam nos estereótipos.
Os psicólogos Olga Carmona e Alejandro Busto explicam, em seu livro "Crianças com Altas Habilidades: O Desafio de Educá-las", que crianças com altas habilidades precisam de uma educação adaptada às suas necessidades específicas.
No entanto, ainda tendemos a manter o estereótipo da "criança prodígio" quando falamos sobre superdotação e não compreendemos completamente a diversidade de perfis devido aos mitos que persistem. É hora de desmistificá-los para entender melhor suas circunstâncias.
Eles são talentosos em tudo
Alto QI e altas habilidades não são a mesma coisa. Verónica Marina Guillén Martín, professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UOC, explica que "habilidade superdotada é um termo amplo que abrange muitos tipos de excepcionalidade. Inclui desde alunos com superdotação intelectual geral até aqueles que demonstram talento em uma única área." Ou seja, uma criança superdotada, com quociente intelectual acima de 130, tem altas habilidades, mas nem todas as crianças com altas habilidades são superdotadas, se considerarmos a definição mais tradicional.
Eles se destacam em todas as disciplinas
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