Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Nossa Senhora de Guadalupe: ciência não consegue explicar, até hoje, os vestígios de sua aparição

Para celebrar, te contamos um pouco sobre sua história e falamos sobre o mistério que ainda ronda os vestígios do aparecimento de Maria

12 dez 2024 - 17h25
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta quinta-feira (12), se comemora o Dia de Nossa Senhora de Guadalupe. E, para celebrar, te contamos um pouco sobre sua história e falamos sobre o mistério que ainda ronda os vestígios do aparecimento de Maria. Leia mais:

Para celebrar Nossa Senhora de Guadalupe, falamos sobre o mistério em torno dos vestígios de seu aparecimento
Para celebrar Nossa Senhora de Guadalupe, falamos sobre o mistério em torno dos vestígios de seu aparecimento
Foto: Canva Equipes/Fabián Montaño de Fabian Montaño / Bons Fluidos

A aparição de Nossa Senhora de Guadalupe

Em 1531, Nossa Senhora apareceu para o indígena Juan Diego. Ela pediu para que ele entrasse em contato com o bispo com o objetivo de construir um santuário para a honra e glória de Deus. Quando ele chegou à figura católica, o pontífice ordenou que mostrasse uma prova de que Virgem Maria realmente teria aparecido para o homem. Sendo assim, Nossa Senhora de Guadalupe pediu para que ele coletasse algumas rosas. E assim ela fez.

Quando chegou o momento de ele despejar as rosas no chão, o bispo não só viu as rosas, como a própria Nossa Senhora de Guadalupe pintada em seu manto. Com isso, levou o objeto para a capela e pediu perdão à Nossa Senhora. Tudo isso aconteceu no dia 12 de dezembro daquele ano.

Ciência não consegue explicar

De acordo com especialistas, a tilma - como é chamado o tecido rústico feito de fibras de cacto - deveria ter se degradado há muitos séculos, mas ela continua intacta. A ilustração também não foi produzida através de técnicas humanas. A coloração, por sua vez, não apresenta vestígios de pigmentos minerais, vegetais ou animais, o que seria impossível de reproduzir no séculos do episódio.

O material do pano onde está localizado a imagem é extremamente suave. Já onde está liso é muito áspero. Ademais, as cores mudam conforme você modifica o ângulo e é notório que não existe desbotamento. Um dos fatos mais chocantes é que os olhos da santa refletem as 13 pessoas que estavam presentes no momento que Juan Diego abriu o pano. O responsável por esta descoberta é o oftalmologista peruano José Tonsmann, que afirma que é a exata cópia do que acontece em um olho humano.

Acidentes com o manto

O que impressiona mais é o fato de o objeto ainda estar intacto, mesmo tendo entrado em contato com ácido nítrico e vivido uma explosão. Com exceção das áreas periféricas, a imagem não sofreu nenhum arranhão nos dois acontecimentos. Sendo que, no da bomba, em 1921, ele estava protegido apenas por um vidro.

A pintura e seu significado

A obra sobrenatural apresenta estrelas, que correspondem às constelações do dia em que apareceu ao indígena; raios solares ao redor de Nossa Senhora e a lua sob seus pés. Além disso, há um anjo segurando um tecido repleto de significados que unem a crença cristã à asteca e as mãos dela estão com tonalidades diferentes, representando a união das raças.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade