Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Nutricionista esclarece 4 mitos sobre alimentação saudável

Certas crenças sobre a alimentação saudável podem atrapalhar a adoção de um estilo de vida mais balanceado. Saiba o que é ou não verdade

26 out 2022 - 13h07
Compartilhar
Exibir comentários
Alimentaçao saudavel (1)
Alimentaçao saudavel (1)
Foto: Shutterstock / Sport Life

Quem busca adotar uma alimentação saudável geralmente tem o objetivo de perder peso. De fato, a perda de gordura corporal proporciona diversos benefícios, como a prevenção da diabetes, de doenças cardiovasculares, dores articulares e mais. Além disso, há também as vantagens estéticas, e a melhora da autoestima.

No entanto, um cardápio equilibrado não se limita a esses fatores. Manter uma dieta balanceada traz longevidade, melhora o sono, ajuda na prática de atividades físicas, contribui para a saúde mental, aumenta energia e disposição, melhora o funcionamento do intestino, a imunidade, e ainda ajuda no combate a doenças. 

Infelizmente, a alimentação saudável é cercada de mitos e tabus. Muitos acreditam que comer bem é o mesmo que comer uma comida sem graça e sem sabor, o que não é verdade. A nutricionista Liz Galvão revela que o segredo para quem quer se alimentar melhor é incluir mais do que excluir.

Como comer melhor

Se você gosta de pão e come ele todos os dias no café da manhã e no jantar, por exemplo, a sugestão é continuar comendo, mas optar por recheios mais saudáveis como ovos e queijos leves.  

A segunda opção é reduzir a quantidade de açúcar e gordura, ou então diminuir a frequência. "Evite comer todos os dias, mas não exclua de uma vez o alimento que você gosta. O mesmo serve para álcool, doces, produtos industrializados e frituras", aconselha a especialista. 

Liz também recomenda incluir na dieta alimentos que são mais saudáveis como frutas, verduras e legumes. "Até mesmo industrializados que contenham ingredientes de origem natural em sua composição, mas que você goste de comer. Depois que você passar dessa fase, pode ir experimentando e dando oportunidade a outros ingredientes, novos sabores e combinações", afirma.

4 mitos sobre alimentação saudável 

A nutricionista esclarece 4 inverdades sobre as dietas balanceadas que costumam colocar empecilhos na vida de quem quer adotar um estilo de vida mais saudável. Confira: 

Mito 1: É preciso comer pouco, comer muito menos do que você necessita ou ter uma alimentação muito restrita 

A especialista alerta sobre as dietas que restringem a quantidade de comida ingerida. "Todo organismo precisa de uma quantidade suficiente de energia para funcionar bem e ela é obtida através dos alimentos. Se a gente restringe a oferta de energia que o corpo necessita, ele passa a não funcionar como deveria, inclusive prejudicando o metabolismo e retardando a queima de gordura", explica. 

Mito 2: O carboidrato tem que ser completamente excluído, ou pelo menos durante a noite 

Cardápios que eliminam os carboidratos também não fazem parte de uma alimentação saudável. Isso porque esse é um nutriente fundamental para a saúde, imunidade, disposição, energia e para o bom funcionamento do cérebro. O problema é que as pessoas acabam generalizando o alimento e achando que tudo que contém carboidrato é ruim, destaca a nutricionista. 

"O que devemos evitar são os alimentos que possuem carboidratos refinados como o açúcar e farinhas brancas, que têm um alto índice glicêmico e são rapidamente absorvidos pelo organismo, e muitas vezes convertidos em gordura nas nossas células", esclarece a profissional. 

Além disso, ela lembra que o ideal é fazer refeições mais leves à noite, mas isso não significa que devam ser sem carboidrato. "O consumo dele pela noite também pode ser uma estratégia para quem treina no dia seguinte cedinho", acrescenta.  

Mito 3: Comer de três em três horas acelera o metabolismo 

Esse talvez seja um dos mitos mais difundidos sobre alimentação saudável, mas Liz ressalta que não existe uma regra. "Cada organismo funciona de um jeito e alimentação não é um padrão. Devemos respeitar os sinais que o corpo dá de fome e saciedade. O que vai manter o metabolismo ativo é o estilo de vida do indivíduo", explica.

Dentre as formas de acelerar o metabolismo, a nutricionista cita a importância de se alimentar bem, priorizando o consumo de alimentos naturais e de origem natural, alimentos com ação termogênica, antioxidante e anti-inflamatória. Além disso, praticar atividade física, cuidar da sua mente, fazer o manejo do estresse do dia a dia. 

"Outra forma de manter o seu metabolismo ativo é mudar as estratégias nutricionais e a sua dieta, para o seu corpo não entrar no efeito platô, que é quando você sente que estagna e não consegue mais emagrecer. E quem vai te ajudar a estabelecer essas estratégias é um nutricionista", afirma.

Mito 4: Alimentação saudável é ruim ou sem gosto 

Este é outro mito que muitos acreditam ser verdade, mas a alimentação saudável e natural pode sim ser muito saborosa, além de prática e nutritiva. "Existe uma infinidade de ervas, especiarias e condimentos naturais que você pode usar no preparo da sua comida que vão trazer muito sabor, além de benefícios nutricionais", afirma Liz.

Ela cita, por exemplo, cúrcuma, curry, páprica, pimentas, orégano, manjericão, alecrim, tomilho, canela, cebola, alho, coentro, salsas, cebolinha, gengibre e muito mais. "Aposte na criatividade e inclua seus temperos prediletos para criar pratos saudáveis e cheios de sabor", afirma. 

Entendendo que uma alimentação saudável pode ser ampla e cheia de possibilidades, a nutricionista aconselha apostar em receitas equilibradas, nutritivas e sem restrições. "O segredo é manter a constância e, mesmo quando exagerar ou 'sair da linha', siga em frente. É normal perder o foco de vez em quando. Mas não torne isso um motivo para desistir, nem se sinta culpado. Inicie o dia seguinte normal, sem restrições, voltando a comer os alimentos saudáveis que você gosta", finaliza.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade