O poder do sorriso sincero
O seu sorriso, o seu olhar e a vibração da sua voz têm muito a dizer — e podem mudar tudo
O sorriso sincero, a expressão do olhar, a vibração da voz... uma das coisas mais bonitas que podemos cultivar é a gentileza!
Às vezes, vemos escrito nos muros das cidades brutas e insensíveis, indiferentes a nós: “mais gentileza, por favor!”. Mas essa busca pela gentileza é diferente do que imaginamos. Gentileza é, na verdade, a aceitação do seu poder, da sua força, de que você tem competência e potência para mudar o dia de alguém. Lembre-se: o seu sorriso, o seu olhar e a vibração da sua voz podem alterar o dia de uma pessoa.
Se um dia, por exemplo, você chegar numa padaria e comprar pão exalando toda a sua raiva e o seu mau humor, isso vai atrapalhar a vida de quem está lá, lhe entregando um pedaço de pão. Por outro lado, se chegar na padaria e, com o olhar brilhante, emanar uma vontade sincera pelo seu sorriso e pela vibração da sua voz ao dizer “Bom dia! Por favor, cinco pães e um ótimo dia!”, você está aceitando que é muito forte, está entendendo que o seu sorriso tem o poder de mudar o mundo.
Certa vez, um grande mestre me disse:
— Quando você tem dificuldade de sorrir, sorria. Quando você tem dificuldade de rir, ria, porque essas coisas criam uma velocidade e um impulso nelas mesmas, se tornando reais.
E isso é verdade! Ao começar a sorrir, nos primeiros instantes você só quer chorar, mas depois sorri mais. Isso começa a gerar em você um entendimento de outros aspectos, porque cada um de nós pode sempre chorar por algo e sorrir por outra coisa. Cada um de nós tem dificuldades, mas também sempre tem algo para ser grato. Sempre há um poder em você para expressar através da gentileza.
Dessa forma, cultivando dentro de si o sorriso, o olhar, a gentileza, a força, você começa a alterar o seu dia e, consequentemente, o dia das outras pessoas. Sorrir é um poder seu. Nunca faça para agradar os outros, como também nunca ame porque as pessoas esperam que você ame. Não é essa a ideia. Mas, sim, de que é algo que pertence a você e é a sua escolha.
Se mesmo nos momentos difíceis, você tem consciência da sua força e de ser abençoado, você pode sorrir. Não pelos seus mil problemas, mas por aquelas bênçãos e forças que detecta. Assim, o sorriso se abre. E junto dele os vários problemas, os vários medos se derretem e você começa a retomar as rédeas da sua vida. A gentileza é um grande poder, não deixe que lhe seja tirada.
Mais importante: ao aceitar que você tem esse poder, os sentimentos de insegurança e medo perdem força, e a sua confiança prevalece. O seu poder do bem.
E é o sorriso, o olhar, o tom de voz e a sua postura com relação ao próximo que define o quanto você vai expressar desse poder.