O problema de saúde que pode acometer quem tem o hábito de passar muito tempo no sofá
Descubra como o uso prolongado do sofá pode impactar sua saúde e aprenda dicas simples para evitar dores nas costas sem abrir mão do conforto
O sofá é um dos itens mais queridos e utilizados em nossos lares. Seja para descansar após um dia exaustivo, assistir a um filme em família ou até mesmo tirar aquela soneca rápida, o sofá está sempre lá, disponível e convidativo. Mas, apesar de todo esse apelo ao conforto, será que o sofá é realmente o amigo que pensamos?
Leia mais: Dor nas costas pode ser sinal de problemas em outras partes do corpo
O que o uso do sofá pode fazer com a coluna?
A resposta pode ser mais complicada do que parece. O uso prolongado do sofá pode, na verdade, causar mais dor do que relaxamento. Isso porque, na maioria das vezes, a postura adotada ao nos acomodarmos entre as almofadas está longe de ser ideal. Afundados em uma posição desajeitada, nossos músculos de sustentação, especialmente os ao redor da coluna e da pélvis, ficam desativados, o que pode levar a dores crônicas nas costas.
A má postura é um problema comum, especialmente quando estamos distraídos com outras atividades, como assistir TV ou ler. Esse hábito pode causar estresse nos tecidos, articulações e discos da coluna, enfraquecendo lentamente a saúde das costas. O resultado? Dores que não só incomodam no momento, mas que podem se tornar problemas mais graves a longo prazo.
Dicas para se acomodar no sofá de maneira correta
...
Veja também
O problema de saúde que pode acometer quem tem o hábito de passar muito tempo no sofá
Anestesista não atua apenas em cirurgias: 4 situações em que você também pode precisar desse médico
Cores da diarreia: o que a coloração das fezes significa?
Se a questão é se os celulares estão relacionados com o câncer, a ciência tem a resposta definitiva