O que é o Divórcio Cinza? Conheça o fenômeno que tem atingido os casamentos
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o número de separações entre pessoas acima de 50 anos aumentou
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o número de separações entre pessoas acima de 50 anos aumentou. Aproximadamente, 30% dos divórcios acontecem nesta faixa etária, sendo que, em 2010, o valor era menor que 10%. O fenômeno foi nomeado de 'Grey Divorce' ('Divórcio Cinza', em tradução literal) nos Estados Unidos e na Europa, já que a tendência não é exclusiva do Brasil. Entenda:
Quais os motivos?
Especialistas apontam que existem três motivos para o que está acontecendo.
- Expectativa de vida: Com o tempo, as relações podem perder fundamentos básicos, como proximidade, respeito e carinho. E as pessoas tendem a pensar no futuro que, agora, dura mais. O aumento da longevidade e de qualidade de vida fazem com que larguem seus parceiros e vão atrás da realização de seus desejos e planos que ficaram esquecidos.
- Aposentadoria: O que se soma a isso é a aposentadoria e os momentos livres que têm para viver. A ausência de uma rotina de trabalho pode ser também instantes de reflexão, fazendo com que o casal repense na relação e avalie se o dia a dia a dois está valendo a pena.
- Empoderamento feminino: Atualmente, grande parte das mulheres está com sua autoestima trabalhada e sabe seus limites. Ou seja, muitas delas não toleram mais falta de respeito e ou a impossibilidade de ter sua autonomia e liberdade.
Mais velha e solteira
O fenômeno é tanto que surgiram influenciadoras que servem de inspiração para o assunto. Uma delas é Aída Sedano, uma mexicana que virou febre nas redes sociais. Com 76 anos, ela mostra como é a vida de solteira em uma fase mais velha. Há nove anos, ela se separou do marido, com quem esteve casada por quatro décadas. Hoje, possui três filhas e seis netos, e usa as redes sociais para dar dicas de como tirar fotos e fazer compras no mercado sozinha, por exemplo, e fazer reflexões.
Ver essa foto no Instagram