O que realmente acontece se você arrancar cabelo branco
Arrancar o fio repetidamente pode levar ao dano permanente do folículo piloso, reduzindo a produção de fios
Arrancar um fio de cabelo branco não acelera o crescimento de outros fios grisalhos, ao contrário do que uma das principais crenças do universo da beleza afirma. As consequências do hábito são outras.
O MinhaVida conversou com Camilee Tostes, dermatologista e alergista adulto e pediátrica, para esclarecer o que acontece ao arrancar os fios brancos e como devem ser os cuidados com o cabelo grisalho.
O que acontece quando arrancamos um fio de cabelo branco?
Ao arrancar o fio branco, os demais vão continuar envelhecendo gradualmente, então é natural o surgimento de mais fios grisalhos, mas isso não se dá porque um foi arrancado, e sim pelo processo natural.
"Ao crescer aquele fio que foi arrancado, a perda de melanina em outros fios já evoluiu, e a percepção é que houve aumento de quantidade de brancos", esclarece Camilee, que também é especialista em estética avançada do Instituto Nutrindo Ideais.
Mas o que acontece na região específica em que o pelo branco foi arrancado? "Arrancar o fio do folículo piloso repetidamente pode levar ao dano permanente, de modo que este folículo para de produzir fios. Também pode causar afinamento dos fios e até uma alopecia cicatricial", explica Camilee.
...
Veja também
Queda de cabelo: o que causa e como tratar
Alopecia areata: o que é, causas, sintomas e tratamento
Tipos de cabelo: descubra qual é o seu
Quais as melhores vitaminas para crescer cabelo? Médico revela