O que significa comer com hashi e como o hábito está ligado ao Mindfulness?
Alimentar-se com o utensílio é uma forma de se estar presente no momento; entenda porque e veja dicas de para não errar na refeição quando for utilizá-lo
Você já parou para pensar como comer com hashi pode ser uma prática de se estar presente no momento? O hábito é diferente do que acontece quando se usa garfo e faca e as dicas são do portal 'Japão Real'. Entenda:
O hashi e o Mindfulness
Usar o hashi para se alimentar pode abrir espaço para uma abordagem mais contemplativa e respeitosa. Isso porque utiliza-se o utensílio oriental apenas para pinçar e separar os alimentos. A função é diferente da dos talheres ocidentais que cortam e espetam os ingredientes que estão no prato. Ou seja, no fim, é uma refeição mais pausada e consciente, já que pode levar certo tempo e um pouco de raciocínio para conseguir pegar o alimento.
E, para os princípios zen-budistas, esta é uma forma de respeitar o que irá te sustentar, assim como o agradecimento que os japoneses fazem antes de cada refeição, dizendo Itadakimasu , ou "Eu, humildemente, recebo". Ademais, a forma reta do hashi representa a honestidade, harmonia e união, já que eles vêm em pares.
O que fazer ou não ao comer com hashi?
- Não espete a comida: Na cultura asiática, é totalmente falta de educação espetar a comida com o hashi no intuito de pegá-la, pois parece um ritual funerário que os japoneses possuem.
- Um ao lado do outro: Da mesma forma que não é aconselhado colocar os talheres ocidentais em determinado lugar da mesa, os hashis devem ficar um ao lado do outro quando estiverem em repouso. Se você, principalmente, os deixar sobrepostos, é um sinal de que a má sorte irá lhe acompanhar. Vale ressaltar que as pontas devem ficar para a esquerda.
- Nada de lamber: Diferente do que fazemos quando estamos nos deliciando com um sorvete, por exemplo, e lambemos a colher, não se deve lamber a ponta de um hashi. Além disso, é extremamente rude gesticular enquanto os segura.