Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que significa quando alguém está sempre com o celular no modo silencioso, segundo a psicologia

Além de evitar distrações e focar na produtividade, outros motivos podem levar alguém a silenciar o dispositivo

18 dez 2024 - 17h44
(atualizado em 20/12/2024 às 14h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Becca Tapert/Unsplash
Becca Tapert/Unsplash
Foto: Minha Vida

O uso do celular está mais do que normalizado em todos os aspectos de nossa vida. Mas ainda há estudos que afirmam que a conectividade constante, ou seja, estar sempre disponível e nunca perder uma notificação, pode levar a níveis mais altos de estresse. O que a psicologia diz sobre aqueles de nós que sempre têm o celular com as notificações no modo silencioso?

Reduzir as distrações

Pesquisas demonstraram que, embora estejamos acostumados a interrupções, as notificações externas - como um telefonema ou WhatsApp - reduzem nossa concentração muito mais do que sonhar acordado, por exemplo. O Dr. Daniel J. Levitin, neurocientista e autor de "The Organized Mind: Thinking Straight in the Age of Information Overload", explicou em seu livro que "o ruído constante e a expectativa de respostas imediatas podem prejudicar nossa capacidade de concentração, por isso muitas pessoas escolhem o silêncio como forma de recuperar a calma e aumentar sua produtividade".

Dessa forma, manter o celular no modo silencioso pode ser uma estratégia consciente para minimizar as distrações e promover um ambiente mais concentrado.

Uma pesquisa constatou ser necessários 23 minutos e 15 segundos para retomar uma tarefa após uma interrupção. Ao manter o telefone no modo silencioso, essas pessoas minimizam essas interrupções, permitindo que se concentrem e realizem mais tarefas. 

...

Veja mais

Veja também

Ansiedade: o que é, como controlar uma crise e 25 sintomas

Estresse: quais os sintomas físicos e emocionais?

Pessoas que cresceram sem disciplina tendem a apresentar esses cinco comportamentos quando adultos, segundo a psicologia

Pessoas manipuladoras costumam fazer essas sete coisas quando discutem. Parecem normais, mas são uma forma de abuso

Pessoas que cresceram em uma família disfuncional tendem a ter essas oito crenças quando adultos, de acordo com a psicologia

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade