Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O sono está diretamente ligado ao seu humor do dia seguinte; entenda

Especialistas analisaram mais de 50 anos de pesquisa sobre a quantidade de horas dormidas e a relação do tema com o temperamento; confira

11 nov 2024 - 12h56
Compartilhar
Exibir comentários

Já notou que, em noites que você não dorme bem, tende a passar o dia com mau humor? Isso é porque, segundo um estudo, os dois estão diretamente atrelados. Especialistas analisaram mais de 50 anos de pesquisa sobre privação de sono e humor. A Agência Einstein teve acesso ao estudo e nós trouxemos os resultados para você entender melhor. Confira:

Pesquisadores analisaram mais de 50 anos de pesquisa sobre privação de sono e humor e descobriram que ambos os temas estão interligados
Pesquisadores analisaram mais de 50 anos de pesquisa sobre privação de sono e humor e descobriram que ambos os temas estão interligados
Foto: Canva Equipes/halfpoint / Bons Fluidos

Consequências de poucas horas de sono

Dormir menos horas que o necessário influencia o humor, a ansiedade e o funcionamento emocional no dia seguinte, de acordo com a descoberta publicada no periódico Psychological Bulletin, da American Psychological Association. E cerca de 30% dos adultos e de 90% dos adolescentes não cumprem com o total de horas de descanso que devem ter.

Por que ficamos mal-humorados quando estamos com sono?

Para chegarem à conclusão, os pesquisadores analisaram mais de 50 anos de pesquisa sobre privação de sono e humor. Foram 154 estudos, feitos com 5.715 pessoas, para descobrirem que os participantes que foram mantidos acordados por um longo tempo - ou seja, tiveram privação total de sono - sofreram mudanças negativas no funcionamento emocional, como o aumento dos sintomas da ansiedade, a elevação da frequência cardíaca e o crescimento da preocupação. O mesmo, mas em um nível menor, aconteceu com quem passou por uma restrição parcial e acordou durante a noite.

Tem que dormir 8 horas por dia?

Diferente do que ouvimos por aí, não existe uma quantidade específica de horas a serem dormidas, segundo a neurologista Letícia Soster, do Grupo Médico Assistencial do Sono do Hospital Israelita Albert Einstein"Dormir suficiente é a quantidade de tempo que a pessoa dorme e se sente bem no dia seguinte. Geralmente, é uma média entre 7h e 8h, mas varia bastante. E vale lembrar que a pessoa não pode se basear em uma única noite", esclarece.

A especialista acrescenta que a falta de sono afeta a memória também. "As pessoas estão se esquecendo de coisas com mais facilidade, porque a atenção é mais um item que fica comprometido quando estamos em privação de sono, seja ela total ou parcial", comenta.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade