Obesidade graus I, II e III: cálculo do IMC, tratamentos e cuidados
A obesidade é uma doença multifatorial que leva ao ganho de peso e desajuste do metabolismo. Ela possui 3 graus e 3 tipos diferentes. Conheça quais são eles, cuidados e tratamentos recomendados.
A obesidade é uma doença multifatorial, em que várias causas se somam, levando ao ganho de peso, desajuste do metabolismo e o descontrole da fome e da saciedade, segundo a endocrinologista Lia Lima. Entre os fatores causadores da condição, o Ministério da Saúde destaca as questões biológicas, históricas, ecológicas, econômicas, sociais, culturais e políticas.
Segundo o nutricionista e educador físico Carlos Cristóvão, a obesidade tem sido mais recentemente definida como excesso de gordura no peso corporal total e não somente excesso de peso corporal para uma determinada estatura.
Portanto, para se diagnosticar a obesidade, é preciso executar uma metodologia que inclua a análise quantitativa da composição corporal. É importante saber diferenciar o indivíduo com excesso de peso corporal por conta dos músculos do indivíduo com excesso de peso por gordura.
Leia também: Para perder barriga de vez é melhor tirar esses 5 alimentos do cardápio
Diagnóstico
Para o diagnóstico da obesidade são necessárias as seguintes medidas antropométricas: peso, estatura e espessura da dobra cutânea (bíceps, tríceps, subescapular e suprailíaca).
...
Veja também
Obesidade: o que é, graus, diagnóstico e como tratar
Se você quer afinar o rosto, deve seguir essas 4 práticas simples
As 10 piores comidas que você pode comer para a sua saúde e o que você pode consumir no lugar delas
Quantas calorias comer por dia para perder gordura? Nutricionista explica
O que acontece com o corpo quando você para de tomar refrigerante