Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Óleo de alecrim para os cabelos: confira mitos e verdades

Pensando em utilizá-lo para tratar as madeixas? Farmacêutica esclarece as dúvidas mais comuns

24 nov 2021 - 09h36
Compartilhar
Exibir comentários
Óleo de alecrim aumenta a densidade dos fios e deixa o cabelo mais resistente
Óleo de alecrim aumenta a densidade dos fios e deixa o cabelo mais resistente
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Se você é apaixonada por produtos de skincare e haircare, já deve saber que o óleo essencial de alecrim é um dos queridinhos quando o assunto é beleza. A planta, que costuma ser bastante utilizada em temperos por causa de suas propriedades digestivas, também tem qualidades antissépticas e antimicrobianas, o que garante diversos benefícios para a saúde do cabelo.

De acordo com Kika Chammas, farmacêutica, quando falamos de beleza o ideal é aproveitar ao máximo a planta pela maior concentração de nutrientes. "Para a produção de 10 ml de óleo essencial é utilizado 100 quilos de planta, o que o torna muito rico em ativos que auxiliam no crescimento capilar e no combate da queda", explica a especialista.

Para saber como fazer do óleo de alecrim um aliado no dia a dia, Kika esclarece alguns mitos e verdades sobre a planta. Ah, não se esqueça que os óleos essenciais são substâncias concentradas e devem ser utilizados sob a orientação de um profissional qualificado para evitar danos à saúde.

O óleo essencial de alecrim ajuda a manter o cabelo livre de sujeiras e oleosidade?

VERDADE! Ele ajuda na limpeza sem causar o ressecamento do couro cabeludo e ainda trata o bulbo capilar, atuando na desobstrução dos folículos capilares. Também estimula o crescimento de fios saudáveis, sendo um ótimo aliado no tratamento de doenças do couro cabeludo.

O uso do óleo de alecrim no cabelo consegue escurecer os fios?

MITO! Esse óleo não tem pigmentação o suficiente para escurecer os fios ou neutralizar os fios brancos.

O óleo essencial de alecrim consegue combater a caspa?

VERDADE! O óleo tem ações antisséptica e detox que promovem a remoção de toxinas e estimulam a circulação sanguínea do couro cabeludo. Além disso, possui ação regeneradora e ação mucolítica que faz a oleosidade, um dos fatores da causa da caspa, ser eliminada mais facilmente. Dessa forma, evita o surgimento de inflamações no couro cabeludo, como a dermatite e a descamação.

O óleo essencial de alecrim faz o cabelo crescer?

VERDADE! O projeto Rapunzel ainda está de pé? O óleo de alecrim pode te ajudar! Ele estimula a circulação sanguínea e tem ação cicatrizante. Fortalece o cabelo, torna as madeixas mais resistentes, aumenta sua densidade, acelera o crescimento e diminui a queda dos fios mais finos.

Existem contraindicações ao uso do alecrim no cabelo?

MITO! De acordo com Kika, a indicação do uso dos óleos essenciais, com exceção da lavanda e da melaleuca, é de que eles devem sempre serem usados com um carreador, ou seja, um óleo vegetal ou xampu. Lembre-se: nunca deve ser aplicado diretamente no couro cabeludo sem estar diluído.

É possível fazer shampoo caseiro com alecrim?

VERDADE! O alecrim possui propriedades adstringentes, antioxidantes, anti-inflamatórias e estimulantes. Sendo assim, quando o óleo essencial de alecrim é adicionado ao shampoo oferece aos fios benefícios mais potentes.

Fonte: Kika Chammas, farmacêutica e fundadora da Dermare, marca brasileira de dermocosméticos para tratamentos estéticos, faciais e corporais.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade