Os pontinhos pretos no nariz podem desaparecer, mas para isso você precisa seguir as 4 dicas desta dermatologista
A flacidez da pele pode contribuir para o aparecimento de cravos no rosto
Você notou que tem alguns pontinhos pretos no nariz? Eles são mais conhecidos como cravos e podem ser prevenidos ou removidos completamente se você seguir algumas dicas simples.
Ao MinhaVida, Valéria Rossato, Médica Dermatologista associada SBD-RS, explicou o que pode ser os famosos pontinhos pretos no nariz que, para algumas pessoas, pode ser esteticamente incomodo.
"Os cravos pretos no nariz, na verdade, são as aberturas das glândulas que a gente tem no rosto. Temos várias glândulas, como as sebáceas, que vão produzir o sebo (a oleosidade do rosto), e drená-lo para fora da pele por um canalzinho — a abertura desse canal é o cravo. Também temos as glândulas sudoríparas, responsáveis pelo suor, e o folículo piloso sebáceo, que é onde temos os pelos. É normal termos esses cravos, esses poros pretos, que são aberturas de glândulas normais que temos no rosto".
Leia também: Autocuidados para foliculite: 5 dicas para fazer em casa
O que influencia no aumento dos pontinhos pretos no nariz?
De acordo com Valéria, a dilatação dos poros e alta produção de sebo têm influência direta sobre a quantidade de pontos pretos no nariz.
"Algumas pessoas têm essas aberturas das glândulas mais dilatada, seja porque produzem mais secreção, produzem mais sebo, tem mais oleosidade ou por acúmulo de sujeira, de maquiagem nessas aberturas das glândulas", conta.
A especialista também destaca outros fatores para a concentração de pontos pretos no nariz. São eles:
...
Veja também
Cravos: causas e como tirar da pele
Espinha na época da menstruação: é inevitável ou temos o que fazer? Dermatologista explica
Esse produto "milagroso" promete ser a solução definitiva para quem tem rachaduras nos pés